O projeto resulta de um investimento total estimado em cerca de 649 mil euros, dos quais 488 mil euros são financiados pelo Plano de Resolução e Resiliência (PRR), permitindo criar 46 novas vagas para bebés e crianças dos 0 meses aos 3 anos. Ainda há vagas por preencher para as crianças que nasceram em 2023.
Cristina Maria Santos
A Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra abriu, esta segunda-feira, as portas da Creche do Cabeço, um novo equipamento que reforça a resposta social para as famílias do concelho.
A Creche do Cabeço está localizada no lugar do Cabeço, na freguesia de S. Pedro de Castelões, num edifício construído de raiz, em terreno próprio, doado por Albertina Gomes de Almeida à Misericórdia.
O projeto resulta de um investimento total estimado em cerca de 649 mil euros, dos quais 488 mil euros são financiados pelo Plano de Resolução e Resiliência (PRR), permitindo criar 46 novas vagas para bebés e crianças dos 0 meses aos 3 anos.
O espaço começou esta segunda feira, 1 de setembro, a receber os primeiros utentes. O berçário (0 ao 1 ano) e a sala 1-2 anos já se encontram completos. Na sala dos 2-3 anos ainda há vagas por preencher.
A nova estrutura está preparada para uma inovação – o projeto bilingue, em que as crianças adquirem conhecimentos da língua inglesa, ao mesmo tempo que aprendem o português, numa aprendizagem que será integrada de forma natural nas diferentes rotinas do quotidiano da creche.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, António Pina Marques considera que esta creche representa mais um passo essencial na ampliação da resposta social da Instituição na área da infância.
“Esta creche surge de uma necessidade tremenda de resposta a nível da infância no município de Vale de Cambra. Temos aqui jovens pais que desesperavam, alguns deles não podiam ir trabalhar porque não tinham qualquer retaguarda. É uma mais valia para a comunidade e, sobretudo, para os pais e mães das 46 crianças, que têm agora uma resposta social com grande conforto e qualidade”, sublinhou o provedor ao Voz de Cambra.
Para António Pina Marques este é também um contributo para o crescimento coletivo do concelho.
“Este novo equipamento social é mais um pilar na evolução do concelho, promovendo a natalidade, a autonomia e a conciliação da atividade profissional e a vida pessoal dos nossos munícipes”, frisou.
No arranque do novo ano letivo, estiveram presentes na formalização da abertura da nova creche, para além do provedor, também o vice-provedor da Misericórdia de Vale de Cambra, Abílio Ferreira da Silva, e o presidente do Conselho Fiscal da instituição, Dr. Nuno Ferreira, que, com a sua presença, marcaram simbolicamente o início das atividades nesta nova estrutura.
