O concelho de Vale de Cambra volta a marcar presença no panorama empresarial do distrito de Aveiro, ao ver 15 empresas distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024. A iniciativa do IAPMEI e do Turismo de Portugal reconheceu as empresas com melhor desempenho económico e financeiro, numa cerimónia que decorreu no dia 20 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
Cristina Maria Santos
As empresas distinguidas no concelho de Vale de Cambra foram maioritariamente industrias, mas também conta com algumas empresas na área do comércio e serviços: Cambra-Sistem – Engenharia de Sistemas, S.A.; Catari Indústria, S.A.; Fazendas – Stainless Steel Engineering, Lda.; Inocambra – Construções em Aço Inox, Lda.; Inoxcom – Serralharia Metalomecânica, Lda.; Maria Clara Matos, Unipessoal Lda.; Marmocaima – Mármores e Granitos, Lda.; Mecanofabril – Metalúrgica, Lda.; Mindoflex – Acessórios para Móveis e Estofos, S.A.; Probably Better Farmacias, Lda.; Reclacambra – Publicidade e Serviços, Lda.; Soares & Santos, Lda.; Sopinal – Indústria de Equipamentos e Contentores, S.A.; Steelskills – Stainless Steel Solutions, Lda.; e Twistop – Serviços de Engenharia e Equipamentos Industriais, S.A.
No distrito de Aveiro, foram distinguidas 301 empresas, o que evidencia a diversidade e a vitalidade do tecido empresarial regional. O concelho de Aveiro liderou o distrito, com 56 empresas reconhecidas, seguida de Santa Maria da Feira, que somou 47 distinções. Águeda registou 34 empresas premiadas. Oliveira de Azeméis teve 26 empresas distinguidas; Ovar contabiliza 17 empresas distinguidas; Vale de Cambra com 15 distinções; Oliveira do Bairro registou 13 distinções; Arouca e Vagos com 12 empresas distinguidas cada; Ílhavo com 10 distinções; Albergaria à Velha, Anadia e Espinho contabilizaram nove distinções cada; S. João da Madeira com oito empresas distinguidas; Mealhada com sete; Estarreja regista seis empresas; Sever do Vouga com quatro distinções e Murtosa com três empresas distinguidas.
A nível nacional, foram distinguidas 3.925 empresas, num universo que abrange setores como comércio, indústria, turismo, serviços e construção. O distrito de Aveiro ocupa a quinta posição em número de empresas distinguidas, reforçando a sua relevância no panorama empresarial nacional e a presença consistente das suas PME entre as melhores do país.
O estatuto PME Excelência destaca empresas que apresentam elevados níveis de solidez financeira, resultados positivos e capacidade de crescimento sustentado e é um dos reconhecimentos mais relevantes à gestão empresarial em Portugal.
Para José Pulido Valente, Presidente do IAPMEI, “as PME Excelência são o reflexo da melhor gestão e da resiliência do nosso tecido empresarial. Cada empresa distinguida é exemplo de mérito, inovação e compromisso com Portugal”.
O evento contou com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, bem como de representantes das entidades parceiras e das empresas distinguidas.
Empresas distinguidas em Vale de Cambra
- Cambra-Sistem – Engenharia de Sistemas, S.A.
- Catari Indústria, S.A.
- Fazendas – Stainless Steel Engineering, Lda.
- Inocambra – Construções em Aço Inox, Lda.
- Inoxcom – Serralharia Metalomecânica, Lda.
- Maria Clara Matos, Unipessoal Lda.
- Marmocaima – Mármores e Granitos, Lda.
- Mecanofabril – Metalúrgica, Lda.
- Mindoflex – Acessórios para Móveis e Estofos, S.A.
- Probably Better Farmacias, Lda.
- Reclacambra – Publicidade e Serviços, Lda.
- Soares & Santos, Lda.
- Sopinal – Indústria de Equipamentos e Contentores, S.A.
- Steelskills – Stainless Steel Solutions, Lda.
- Twistop – Serviços de Engenharia e Equipamentos Industriais, S.A.
