A Igreja Matriz de São Pedro de Castelões foi palco, este domingo, do 25.º Encontro Concelhio de Cantares de Janeiras, uma iniciativa já enraizada no concelho de Vale de Cambra e que voltou a reunir associações, grupos, bandas e ranchos, num momento de celebração da cultura popular e das tradições locais.
Cristina Maria Santos
O encontro, que assinala o início do novo ano através do canto tradicional das janeiras, contou com uma forte participação da comunidade e encheu o espaço religioso de música, cor e identidade cultural. Ao longo da tarde, sucederam-se atuações que refletiram a diversidade etnográfica e associativa do concelho e da região.
Subiram ao palco a União Cultural e Recreativa Fuste e Função, a Banda Musical “Flor da Mocidade Junqueirense”, a Casa do Professor e Universidade Sénior de Vale de Cambra, o Grupo de Folclore “Terras de Arões”, o Grupo Recreativo Desportivo e Cultural Rôge Futebol Clube, o Grupo Desportivo e Cultural “Estrelas Vermelhas”, o Grupo Folclórico e Etnográfico de São Pedro de Castelões, o Rancho Folclórico “A Primavera de São João Batista da Casa do Povo de Vale de Cambra”, o Grupo Etnográfico “Terras de Cambra”, o Rancho Folclórico “Aldeia de Sandiães” e o Grupo Recreativo e Cultural de Cavião.
Mais do que um espetáculo, o Encontro Concelhio de Cantares de Janeiras assumiu-se, uma vez mais, como um momento de convívio intergeracional, preservação da memória coletiva e valorização do património cultural imaterial. Ao celebrar a sua 25.ª edição, o evento reafirma a vitalidade desta tradição e o papel fundamental do movimento associativo na sua continuidade.
O evento contou com a presença de várias entidades públicas concelhias, nomeadamente a presidente da Assembleia Municipal, Adriana Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, André Martins da Silva, o vice-presidente da Câmara, Sérgio Soares, bem como os vereadores Mónica Seixas e Nelson Martins. Marcaram ainda presença o presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Castelões, Carlos Salinas, o presidente da Junta de Freguesia de Macieira de Cambra, Victor Tavares, e o pároco da freguesia, Luís Delindro, entre outros convidados.

