A freguesia de Arões, no concelho de Vale de Cambra, está a viver dias de preocupação depois de terem sido registadas, nas últimas semanas, várias situações relacionadas com a presença de indivíduos suspeitos de praticar furtos nas localidades.
Cristina Maria Santos
De acordo com informações recolhidas pelo Voz de Cambra esta será já a segunda vez que o mesmo tipo de situação ocorre na freguesia num curto espaço de tempo.
A primeira ocorrência terá acontecido há cerca de duas semanas, quando vários indivíduos entraram em pelo menos duas habitações na freguesia de Arões, seguindo posteriormente para a freguesia de São João da Serra. Numa dessas casas, o furto chegou mesmo a ser consumado. Os proprietários apresentaram, na altura, queixa junto da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Dias depois, já numa segunda situação, três indivíduos voltaram a ser vistos durante a madrugada na freguesia de Arões. Ao aperceberem-se da presença de moradores, acabaram por colocar-se em fuga. Numa outra aldeia chegou a desaparecer produtos locais, na mesma noite.
Perante os acontecimentos, a junta de freguesia de Arões decidiu alertar publicamente a população para a necessidade de redobrar a atenção.
Em declarações ao Voz de Cambra, a presidente da Junta de Freguesia de Arões, Sílvia Domingos, explicou que o objetivo é prevenir novas ocorrências e manter os moradores informados.
“Sabemos que a população está com algum receio. Estas informações servem precisamente para alertar as pessoas para possíveis acontecimentos e para que todos estejam mais atentos”, referiu.
A autarca acrescentou ainda que tem mantido contacto com a GNR, que está atenta à situação e que aconselhou a população a reforçar os cuidados e a comunicar qualquer situação suspeita.
Segundo a presidente da junta, os moradores devem estar atentos à presença de pessoas desconhecidas a circular nas povoações, bem como a veículos suspeitos, devendo contactar imediatamente a GNR caso observem comportamentos fora do normal.
Sílvia Domingos recorda ainda que Arões é uma freguesia do interior do concelho, a mais distante do centro de Vale de Cambra, fatores que aumentam a preocupação da comunidade perante este tipo de episódios.
No aviso divulgado pela junta, são deixadas várias recomendações de prevenção à população. Entre elas está o pedido para que os moradores não deixem chaves na porta, mesmo quando estão em casa, fechem sempre a porta das habitações, confirmem quem está a tocar antes de abrir e não forneçam dados pessoais a desconhecidos.
A junta de freguesia pede ainda que os moradores estejam atentos a movimentos estranhos nas imediações das habitações e que partilhem a informação com vizinhos e familiares.
“Com a colaboração de todos, conseguiremos proteger melhor a nossa freguesia”, sublinha ainda a junta de freguesia de Arões.

