A Praia Fluvial de Burgães, em Vale de Cambra, voltou a ser distinguida com a bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”, um galardão que reconhece as condições de acessibilidade existentes naquele espaço balnear e o compromisso do Município com uma utilização inclusiva por parte de todos os cidadãos.
Cristina Maria Santos
A cerimónia de hastear da bandeira contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, Sérgio Soares, Vera Silva, chefe de divisão da Divisão de Gestão Florestal e Veterinária e de um representante da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro, assinalando oficialmente o início de mais uma época balnear com este reconhecimento.
A distinção é atribuída às praias que asseguram condições de acesso e utilização a pessoas com mobilidade condicionada, garantindo uma experiência balnear mais segura, confortável e adaptada às necessidades de todos os utilizadores.
Além deste galardão, a Praia Fluvial de Burgães integra também o projeto ColorADD, dispondo de uma bandeira com sinalética adaptada para pessoas com daltonismo. Este sistema permite uma identificação mais clara das cores utilizadas na sinalização da praia, contribuindo para uma comunicação mais acessível e reforçando a aposta do Município na inclusão.
Com estas valências, a Praia Fluvial de Burgães afirma-se como um espaço de lazer preparado para receber residentes e visitantes, oferecendo condições que promovem a igualdade de acesso e o usufruto do espaço por pessoas com diferentes necessidades.
A Câmara Municipal recorda ainda que a Praia Fluvial de Burgães se encontra vigiada diariamente até 15 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00, assegurando as condições de segurança necessárias para a época balnear.


