O Parque da Cidade de Vale de Cambra ia receber, a 13 de dezembro, os campeonatos nacionais de corta-mato, mas o facto de o concelho estar incluído na lista dos 121 em confinamento parcial devido à pandemia, fez adiar as provas para março de 2021.
A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) – que tinha divulgado o calendário de inverno para a próxima época e a realização do Campeonato de Portugal de corta-mato a 13 de dezembro em Vale de Cambra – resolveu adiar a prova perante a evolução da pandemia de covid-19 nas últimas semanas.
Segundo os promotores, a evolução da pandemia de covid-19, condiciona a preparação do evento e torna-se impossível a sua realização.
Recorde-se que as atuais regras de confinamento prevêem a realização da atividade de atletas seniores, mas não autorizam a realização das competições nos restantes escalões, nem eventos desportivos com largo espetro de participação, que seria o caso dos campeonatos nacionais de corta-mato que, normalmente, juntam milhares de atletas, técnicos e dirigentes.
A competição desta primeira temporada de atletismo fica assim marcada para março de 2021 e vai realizar-se no Parque da Cidade de Vale de Cambra.
Recorde-se que Vale de Cambra também tinha previsto receber a 96ª edição dos Campeonatos de Portugal de Corta-Mato a 15 de março deste ano, mas devido ao aparecimento da pandemia, foi cancelado.
O concelho de Vale de Cambra tem duas equipas de atletismo: Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Vale de Cambra e o Grupo Desportivo e Cultural de Codal.