Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Agenda Atual

    TransCambra regressa oito anos depois às serras de Vale de Cambra

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosAgosto 20, 2026Updated:Agosto 20, 2026Sem comentários3 Mins Read

    Um dos mais antigos e emblemáticos passeios de todo-o-terreno da região está de regresso. O TransCambra volta a realizar-se no dia 17 de outubro, oito anos depois da última edição, realizada em 2018. O Sport Clube de Cambra recupera assim um evento com uma longa história no concelho e que, durante anos, levou centenas de praticantes e amantes do TT às serras e aldeias de Vale de Cambra.

    Cristina Maria Santos

    O TransCambra by Polisport vai voltar a colocar motos, moto 4 (quad), SSV e jipes 4×4 nos trilhos valecambrenses, num dia que pretende juntar aventura, convívio e a paixão pelo todo-o-terreno.

    “Está de regresso!”, anunciou o Sport Clube de Cambra, que promete um percurso pensado para proporcionar “muita diversão, paisagens únicas e o verdadeiro espírito do todo-o-terreno”.

    A edição de 2026 representa o recuperar de uma iniciativa que marcou várias gerações e que tem uma história com raízes em Souto Mau.

    Das origens em Souto Mau ao TransCambra

    A génese do evento remonta a um RAID criado pela Associação de Souto Mau, responsável também pela criação do nome que viria a ficar associado à iniciativa. Mais tarde, a organização passou para o Sport Clube de Cambra, mantendo-se, contudo, o compromisso de o percurso passar por Souto Mau.

    Com o decorrer das edições, e perante a necessidade de introduzir alterações num percurso que começava a tornar-se repetitivo, surgiram divergências quanto à mudança do traçado. Na sequência dessa situação, o Sport Clube de Cambra optou, na altura, por abandonar a designação TransCambra, passando o evento a chamar-se Terras de Cambra.

    Agora, vários anos depois, o nome TransCambra regressa e volta a identificar aquele que se tornou um dos eventos de todo-o-terreno mais conhecidos do concelho.

    Um evento que marcou gerações

    Ao longo de mais de duas décadas, a iniciativa levou centenas de praticantes do todo-o-terreno turístico à descoberta das serras de Vale de Cambra, atravessando caminhos e aldeias e contribuindo também para divulgar as paisagens, a gastronomia e a hospitalidade das populações locais.

    Para muitos valecambrenses, era igualmente um ponto de encontro anual. Participavam aqueles que praticavam regularmente todo-o-terreno, mas também muitos aficionados que guardavam a moto ou o jipe durante boa parte do ano e os preparavam especialmente para participar no passeio.

    A passagem da caravana pelas aldeias e pelos trilhos era também acompanhada por muitos populares, tornando o TransCambra num acontecimento vivido para lá dos próprios participantes. As memórias das diferentes edições ajudam, por isso, a explicar a expectativa criada em torno deste regresso.

    Depois da última edição, em 2018, o evento ficou afastado do calendário durante oito anos. O Sport Clube de Cambra assume agora o desafio de o recuperar, procurando manter alguns dos traços que marcaram a sua história e, simultaneamente, introduzir novidades nesta nova etapa.

    Para já, estão confirmadas a data e a participação de motos, moto 4 (quad), SSV e jipes 4×4. As inscrições, programa, percurso e restantes informações serão divulgados brevemente pela organização.

    “O TransCambra está de volta. E promete regressar em grande”, garante o Sport Clube de Cambra, antecipando o reencontro dos amantes do todo-o-terreno com os trilhos e serras de Vale de Cambra no próximo dia 17 de outubro.

    Share and Enjoy !

    Shares
    Sport Clube de Cambra TransCambra

    Veja também

    Cavião volta a receber Grande Prémio de Fórmula Rolamentos a contar para o Campeonato Nacional

    Agosto 20, 2026

    Vale Beer Fest encerra verão em Vale de Cambra com cerveja artesanal e música

    Agosto 19, 2026

    Folkcambra leva folclore nacional e internacional a Macieira de Cambra

    Agosto 19, 2026

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Arquivo

    • Agosto 2026
    • Julho 2026
    • Junho 2026
    • Maio 2026
    • Abril 2026
    • Março 2026
    • Fevereiro 2026
    • Janeiro 2026
    • Dezembro 2025
    • Novembro 2025
    • Outubro 2025
    • Setembro 2025
    • Agosto 2025
    • Julho 2025
    • Junho 2025
    • Maio 2025
    • Abril 2025
    • Março 2025
    • Fevereiro 2025
    • Janeiro 2025
    • Dezembro 2024
    • Novembro 2024
    • Outubro 2024
    • Setembro 2024
    • Agosto 2024
    • Julho 2024
    • Junho 2024
    • Maio 2024
    • Abril 2024
    • Março 2024
    • Fevereiro 2024
    • Janeiro 2024
    • Dezembro 2023
    • Novembro 2023
    • Outubro 2023
    • Setembro 2023
    • Agosto 2023
    • Julho 2023
    • Junho 2023
    • Maio 2023
    • Abril 2023
    • Março 2023
    • Fevereiro 2023
    • Janeiro 2023
    • Dezembro 2022
    • Novembro 2022
    • Outubro 2022
    • Setembro 2022
    • Agosto 2022
    • Julho 2022
    • Junho 2022
    • Maio 2022
    • Abril 2022
    • Março 2022
    • Fevereiro 2022
    • Janeiro 2022
    • Dezembro 2021
    • Novembro 2021
    • Outubro 2021
    • Setembro 2021
    • Agosto 2021
    • Julho 2021
    • Junho 2021
    • Maio 2021
    • Abril 2021
    • Março 2021
    • Fevereiro 2021
    • Janeiro 2021
    • Dezembro 2020
    • Novembro 2020
    • Outubro 2020
    • Setembro 2020
    • Agosto 2020
    • Julho 2020
    • Junho 2020
    • Maio 2020
    • Abril 2020
    • Março 2020

    Categorias

    • 25 ABRIL 2026
    • 32.º Aniversário de elevação a Cidade e Vilas
    • 33.º Aniversário de elevação de Vale de Cambra a Cidade e S. Pedro de Castelões e Macieira de Cambra a Vilas
    • 50 anos Voz de Cambra
    • Agenda
    • APCAR Rally Series Stars Vale de Cambra
    • Atual
    • Autarquicas 2021
    • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTARQUICAS 2025
    • CAE Vale de Cambra
    • Covid-19
    • Crónica
    • Desporto
    • Entrevista
    • Exclusivo
    • Foco
    • Legislativas 2024
    • Legislativas 2025
    • Na Cadeira da Presidência
    • O Orbitário
    • Opinião
    • Presidenciais 2026
    • Publi reportagem
    • PUBLICAÇÕES
    • Publicações
    • Publicidade
    • Região
    • Reportagem
    • S. Pedro do Sul
    • Santa Maria da Feira
    • Sever do Vouga
    • VALE A PENA
    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Share

    Blogger
    Bluesky
    Delicious
    Digg
    Email
    Facebook
    Facebook messenger
    Flipboard
    Google
    Hacker News
    Line
    LinkedIn
    Mastodon
    Mix
    Odnoklassniki
    PDF
    Pinterest
    Pocket
    Print
    Reddit
    Renren
    Short link
    SMS
    Skype
    Telegram
    Tumblr
    Twitter
    VKontakte
    wechat
    Weibo
    WhatsApp
    X
    Xing
    Yahoo! Mail

    Copy short link

    Copy link