São presépios feitos pela comunidade e podem já ser vistos em várias aldeias do concelho de Vale de Cambra até 6 de janeiro. Eles trazem o brilho a uma época natalícia “diferente” por causa da pandemia, mas também promovem encontros e relações entre gerações.
“Os miúdos adoraram ir ao monte cortar a madeira com uma serra e fazer as vassouras. O meu pai ensinou-nos a atar as vassouras com giesta e também aprendemos a gravar na madeira”, explicou Filipa Marques, uma das organizadoras do presépio de rua da aldeia de Pontemieiro, na freguesia de Junqueira.
O Voz de Cambra foi conhecer como foi enfeitar uma aldeia com um presépio de Natal, onde toda a sua comunidade participou.
A iniciativa contou com a ajuda das crianças que se empenharam na sua execução e aprenderam hábitos e saberes com os mais velhos.
“Esta é também uma oportunidade para uma partilha de saberes”, revelou a habitante de Pontemieiro.
Mas a iniciativa foi levada a cabo com toda a comunidade e o presépio foi feito com materiais característicos daquela aldeia.
“Usámos objetos que temos cá na aldeia e fomos fazendo algumas decorações de natal com material da serra: vassouras de giesta, duendes de madeira, etc.”, frisou.
No entanto, a Covid-19 limitou a vinda de familiares que tinham por hábito visitar a família e participar nas tradicionais iniciativas natalícias da aldeia.
“Este ano não vieram os filhos da terra e não se fez o tradicional magusto por causa da pandemia”, explicou.
As visitas ao presépio ainda não foram muitas, muito devido ao confinamento.
“Este ano ainda tivemos poucas pessoas a visitar, porque temos os fins de semanas confinados”, lembrou.
Associações, instituições e comunidade em geral participam, este ano, na iniciativa “Presépios Comunitários”, organizada pela Câmara Municipal.
Com o objectivo de colmatar o impacto que a pandemia tem nas famílias e no sector económico, o presidente da autarquia valecambrense garantiu que o programa natalício deste ano vai ser feito com a “prata da casa” e deu o exemplo dos presépios comunitários.
“Trata-se de união das nossas comunidades e das nossas freguesias e que terão a possibilidade de serem visitados online”, lembra. José Pinheiro acrescenta que, desta forma, “a arte das nossas aldeias e comunidades estará ao alcance de todos”.
O concelho de Vale de Cambra apresenta uma programação de Natal que inclui, para além dos presépios comunitários, um calendário de diferentes tipos de eventos, como exposições e concertos de natal, que vão decorrer até 8 de janeiro.
Esperando-se uma época natalícia “diferente” por causa da pandemia, a Câmara Municipal de Vale de Cambra apresenta programa natalício que começou este sábado, 12 de dezembro, com a apresentação do INFORALL – O Mundo da informação na sua mão, uma apresentação de plataforma online, na Biblioteca Municipal.
A autarquia conta também com o contributo dos agentes culturais do concelho para esta programação que tem para oferecer a visita às Montras de Natal n’O Vale Mágico até 8 de janeiro; a Exposição temporária “Do Barro nasceu o presépio no figurado português”, patente no Museu Municipal até 20 dezembro e 2 a 25 de janeiro 2021; o Concerto de Natal online pela Sociedade Artística Banda de Música de Vale de Cambra, a 19 de dezembro e o Sorteio d’O Vale Mágico, na Loja interativa do Turismo, a 08 de janeiro.
Programa:
Montras de Natal n’O Vale Mágico
Até 8 de janeiro’21 * em todo o concelho
Até 20 dezembro 2020 e 2 a 25 de janeiro 2021
Exposição temporária “Do Barro nasceu o presépio no figurado português”
Museu Municipal
Entrada gratuita e condicionada
Até 6 de janeiro’21
Exposição de Presépios Comunitários de Vale de Cambra
Nas aldeias de todo o concelho
12 de dezembro | 21h00
INFORALL – O Mundo da informação na sua mão
Apresentação de plataforma online
Biblioteca Municipal
19 de dezembro | 21h00
Concerto de Natal online pela
Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra
Mensagem de Natal pelo Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra José Pinheiro
08 de janeiro | 11h30
Sorteio d’O Vale Mágico I Loja interativa do Turismo