O Centro Social e Paroquial de S. João Batista de Cepelos foi o primeiro lar do concelho de Vale de Cambra a receber a vacina contra a covid-19, que decorreu, nesta quinta-feira. Os utentes e funcionários das duas outras instituições do concelho – Santa Casa da Misericórdia e Fundação Luiz Bernardo de Almeida vão receber a vacina contra a Covid-19, esta sexta-feira.
Em Vale de Cambra, a administração de vacinas nos únicos três lares de idosos do concelho teve início esta quinta-feira, no Centro Social e Paroquial S. João Batista de Cepelos e esta sexta-feira segue-se, a Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra e a Fundação Luiz Bernardo de Almeida.
O presidente da Câmara de Vale de Cambra vê o início da vacinação nos lares do concelho como um bom sinal, numa altura em que não existem surtos ativos, mas que o município enfrenta um “elevado” número de novos casos de covid-19.
“A situação é difícil e a vacinação pode ser uma ajuda e um sinal de esperança”, defende José Pinheiro.
Depois de se ter iniciado o processo no dia 27 de dezembro com a administração da primeira dose da vacina da Pfizer-BioNTech a profissionais de saúde, a ministra da Saúde, Marta Temido, tinha assegurado que a primeira fase da campanha de vacinação iria alargar-se aos lares situados nos concelhos de maior risco de incidência da Covid-19, de acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Nas últimas 24 horas, o concelho regista 57 novos casos de infeções pelo novo coronavírus.