A Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra realizou hoje análises ao Covid-19 à equipa de funcionários que vai entrar em funções, no próximo sábado, no lar de idosos de Burgães.
A Misericórdia de Vale de Cambra realizou hoje testes de despistagem ao novo coronavírus à equipa de operacionais que vai substituir a equipa que se encontra em funções há 15 dias.
O lar de idosos da Misericórdia valecambrense tem 95 utentes que têm estado a ser acompanhados por uma equipa de funcionários em permanência e que vão agora ser substituídos por novos operacionais.
Em declarações ao Voz de Cambra, o provedor da Instituição, disse que considerou prioritária a realização destes testes a este grupo de colaboradoras para que possa ser, desde logo, despistado qualquer foco de infeção.
A Santa Casa aguarda agora pelo resultado dos testes que chegará antes do próximo sábado, dia em que entrará em funcionamento a nova equipa.
António Pina Marques aproveitou para agradecer à Câmara Municipal de Vale de Cambra, que adquiriu os testes e, assegurou ainda que a IPSS está a aguardar mais material para a realização de mais testes.
“Aguardamos que se consiga obter mais zaragatoas para continuar com o processo de testes”, referiu o provedor.
Apesar de estar a fazer todos os possíveis para reduzir as situações de risco, a Santa Casa da Misericórdia, está preocupada com a demora dos testes e a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) no mercado.
“Estamos muito apreensivos pela demora dos testes, pela falta de EPI´s no mercado para reposição de stocks e advogamos uma periodicidade regular de testes junto dos colaboradores para que se possa acompanhar, tanto quanto possível, a evolução da pandemia neste período mais crítico junto do público mais vulnerável”, referiu o provedor.
A Instituição aproveita para agradecer às administrações das empresas, instituições, associações e particulares que têm dispensado “um apoio extraordinário neste momento de grandes dificuldades”.
Pina Marques manifestou ainda solidariedade com a Fundação Luiz Bernardo de Almeida (FLBA).
“Estamos solidários com a FLBA, neste momento difícil por que está a passar. Disponibilizamo-nos junto da Direção para apoiar no que for possível, reconhecendo o esforço que estão a desenvolver para vencer esta batalha que desejamos termine com a brevidade possível”, afirmou.
António Pina Marques terminou com uma palavra de “muito apreço” a toda a equipa de colaboradores da Santa Casa “pelo empenho e capacidade de sacrifício, pessoal e profissional com que estão a travar esta luta pela defesa das pessoas acolhidas e uma palavra de contenção pelo extremo perigo que nos ameaça”, reforçou.