Ao todo, vão ser vacinadas 440 pessoas no arranque da vacinação contra a Covid-19 em Vale de Cambra na próxima semana, naquele que é o centro de vacinação, montado para o efeito, no Pavilhão Ilídio Pedro. Os utentes de Vale de Cambra que já receberam a primeira dose da vacina nas instalações da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, vão ser vacinados, com a segunda dose, no mesmo local, avisou o diretor do ACeS, Miguel Portela.
Com abertura prevista para quarta-feira, dia 17 de março, o centro de vacinação de Vale de Cambra vai vacinar 440 utentes do concelho que pertencem ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro Norte, revelou este domingo, o diretor Miguel Portela ao Voz de Cambra.
Durante a semana, vai ser vacinada a população com na faixa etária dos 80 ou mais anos e com mais de 50 anos e menos de 65 com co-morbilidades e, no domingo, (21 de março), será administrada a primeira dose da vacina aos professores das escolas do concelho. Recorde-se que as escolas abrem esta segunda-feira, uma das medidas do desconfinamento decretado esta quinta-feira pelo Governo.
O centro de vacinação de Vale de Cambra está situado no Pavilhão Ilídio Pedro, que já se encontra preparado para receber os 12 profissionais de saúde e funcionários da autarquia que vão auxiliar no serviço.
O edifício do Grupo Desportivo e Cultural de Lordelo em Vila Chã, foi adaptado para o efeito para responder aos requisitos apresentados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), revelou este sábado o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro ao Voz de Cambra.
Com um investimento de cerca de 30 mil euros, o espaço está composto com quatro postos de vacinação, um gabinete médico, uma sala de preparação de vacinas e um espaço de arrumos, sintética especifica e estará a funcionar de segunda-feira a domingo, no período das 09:00 às 19:00.
A estrutura tem disponível cerca de 60 lugares de estacionamento.
Recorde-se também de que, até ao momento e segundo os dados a que a Voz de Cambra teve acesso, através do ACeS, 6% da população (22 864 habitantes) já foi vacinadas com pelo menos uma dose, o que quer dizer que foram administradas 1321 vacinas até esta semana. Deste total, entre utentes e funcionários das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e similares do concelho, 433 já tem as duas doses do imunizante e 29 só ainda levou a primeira vacina. No que diz respeito à faixa etária dos 80 ou mais anos, já foram vacinados 673 pessoas. Quanto à população com mais de 50 anos e menos de 65, foram vacinadas 186 pessoas.
Até ao momento, a população de Vale de Cambra foi vacinada, primeiro no Centro de Saúde de S. João da Madeira e depois nas instalações da Oliva Creative Factory, também nesta localidade.
Os utentes de Vale de Cambra que já receberam a primeira dose da vacina nas instalações da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, vão ser vacinados com a segunda dose, no mesmo local, avisou o diretor do ACeS.
“Alerto que ainda serão dadas as segundas doses aos valecambrenses nas instalações da Oliva, em S. João da Madeira, ou seja, a segunda dose da vacina é sempre dada no local da primeira dose”, explicou Miguel Portela.