Vacinação dos profissionais do setor da educação do pré-escolar e 1.º ciclo das escolas do concelho de Vale de Cambra foi adiada por causa da suspensão temporária da vacina da AstraZeneca, adiantou hoje o diretor do ACeS ao Voz de Cambra.
A vacinação contra a covid-19 dos docentes e não docentes do pré-escolar e 1.º ciclo, que estava programada para domingo, 21 de março, teve que ser adiada, devido à suspensão temporária da administração da vacina da AstraZeneca.
Trata-se de uma questão de precaução, enquanto se tenta perceber se as três dezenas casos de tromboembolismo (coágulos sanguíneos) reportados até ao momento, nos cerca de cinco milhões de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina na União Europeia se relacionam ou não com a administração do fármaco.
O Voz de Cambra já tinha adiantado que estava prevista a vacinação dos profissionais de educação das escolas do concelho no próximo domingo, identificados pelos ministérios da Educação e da Segurança Social e seria realizada no centro de vacinação contra a covid-19 de Vale de Cambra que, esta quarta-feira, entra em funcionamento.
Os responsáveis pela task force já tinham garantido que a imunização dos professores, educadores e funcionários do pré-escolar e do 1.º ciclo não vai afetar a vacinação dos outros grupos prioritários da primeira fase da operação, os idosos a partir dos 80 anos e as pessoas dos 50 aos 79 anos com doenças de maior risco associadas a covid-19 (insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal mais grave, doença pulmonar obstrutiva crónica e trissomia 21).
…..