O Centro de Vacinação de Vale de Cambra vai receber este fim de semana os profissionais do pré-escolar, 1º ciclo e de atividades no âmbito da escola a tempo inteiro, que são os primeiros a ser chamados no processo de vacinação de docentes e não docentes. Os restantes níveis de ensino serão vacinados em abril.
Durante o dia de amanhã e domingo vão ser vacinados contra a covid-19 professores e funcionários de jardins de infância e escolas do 1º ciclo, incluindo das atividades no âmbito da escola a tempo inteiro que dão aulas nas escolas de Vale de Cambra.
Quanto aos profissionais dos restantes níveis de ensino deverão ser chamados ao longo de abril e à medida que o processo de desconfinamento avançar e com a abertura de mais escolas.
De acordo com as declarações do diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro/Norte, ao Voz e Cambra, este grupo de profissionais, que recentemente entrou na fase 1 do plano de vacinação, passando a integrar os grupos prioritários, irá ser vacinado, este fim de semana, no Centro de Vacinação de Vale de Cambra.
A vacina da AstraZeneca já está a ser administrada nesta estrutura, montada no Pavilhão Ilídio Pedro, em Lordelo, Vila Chã, em Vale de Cambra desde 17 de março.
Recorde-se de que a vacinação destes profissionais do setor da educação foi adiada por causa da suspensão temporária da vacina da AstraZeneca e que depois de terem sido conhecidos alguns episódios de reações adversas em investigação, a sua “segurança e eficácia” voltou a ser confirmada pela Agência Europeia do Medicamento na semana passada.