Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual Covid-19

    Covid-19. Feira quinzenal de Vale de Cambra reabre esta sexta-feira

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosAbril 6, 2021Updated:Abril 6, 2021Sem comentários3 Mins Read

    A feira quinzenal de Vale de Cambra reabre na próxima sexta-feira, dia 9 de abril, com a venda de todo o tipo de bens, uma medida de desconfinamento que só é possível porque têm vindo a diminuir o número de casos de covid-19 no concelho, encontrando-se, à data, no nível mais baixo no índice de transmissibilidade da doença.

    Para a autarquia de Vale de Cambra estão reunidas as condições para retomar a feira quinzenal, que decorre aos dias 9 e 23 de cada mês, no pleno da sua atividade, mediante o cumprimento de todas as medidas de segurança e de saúde pública determinadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

    O confinamento obrigatório decretado pelo Governo para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou à proibição de venda de produtos não alimentares em feiras e mercados.

    Em 15 de março, o Governo apresentou um plano de desconfinamento dividido em quatro fases, com 15 dias de intervalo, estando prevista avaliação fase a fase do impacto das medidas de reabertura, após o confinamento obrigatório decretado em janeiro.

    Para além da feira quinzenal, também a feira das velharias volta a poder reabrir. 

    No entanto, estas medidas, determinadas pelo presidente da Câmara de Vale de Cambra, por despacho, serão reavaliação e estarão sempre pendente da avaliação global que o Governo fará de acordo com a evolução concelhia do número de casos por 100 000 habitantes e Rt.

    O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 por 100.000 habitantes tem vindo a diminuir no concelho de Vale de Cambra e o índice de transmissibilidade, Rt, apresenta valores inferiores a 1, ou seja, ao dia de hoje, Vale de Cambra conta uma incidência de 66 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias. O que quer dizer que se encontra no nível mais baixo (inferior a 120) e que, só assim, é possível continuar a progredir nas medidas de desconfinamento previstas.

    Recorde-se de que o Governo adotou uma nova classificação para o risco da pandemia, no âmbito do plano de desconfinamento. Até agora, os quatro níveis de risco eram determinados apenas pela incidência de novos casos: Extremo (960 ou mais novos casos por 100 mil habitantes em 14 dias); Muito Elevado (480 a 960); Elevado (240 a 480) e Moderado (inferior a 240).

    A partir de agora, a  nova classificação, leva em conta não só a incidência como também o índice de transmissibilidade, o R(t), ou seja, agora, aquele que era o limite mínimo (240) passa a ser o limite máximo e as medidas terão de ser revistas sempre que ultrapassarem o número de 120 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias ou sempre que o nível de transmissibilidade ultrapasse o 1. 

    Para o nível de risco mais baixo é necessário que haja menos de 120 casos por 100 mil habitantes e um R inferior a 1. Já, no segundo nível, os casos têm de ser inferiores a 120 mas o R pode superar o 1. Com mais de 120 novos contágios mas um R inferior a 1 estaremos no terceiro nível e, por fim, com mais de 120 casos e um R acima de 1 ficamos no patamar de risco mais elevado.

    O que quer dizer que, com o nível mais baixo é possível continuar a progredir nas medidas de desconfinamento previstas. Nos dois níveis seguintes impõe-se uma manutenção das medidas em vigor na altura, sem que se possa progredir. Por último, na situação de mais de 120 casos e um R superior a 1, não pode progredir e tem de regredir nas medidas adotadas.

    Share and Enjoy !

    Shares
    covid-19 Feira das Velharias Feira Quinzenal

    Veja também

    Rua do Mártir volta a receber noite de Halloween com animação e gastronomia

    Outubro 22, 2025

    “Uma das melhores do mundo” – a castanha volta a ser rainha na Feira de S. Pedro de Castelões

    Outubro 21, 2025

    Alunos de Vale de Cambra já podem prosseguir estudos equivalentes ao ensino secundário na área musical

    Outubro 19, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Share

    Blogger
    Bluesky
    Delicious
    Digg
    Email
    Facebook
    Facebook messenger
    Flipboard
    Google
    Hacker News
    Line
    LinkedIn
    Mastodon
    Mix
    Odnoklassniki
    PDF
    Pinterest
    Pocket
    Print
    Reddit
    Renren
    Short link
    SMS
    Skype
    Telegram
    Tumblr
    Twitter
    VKontakte
    wechat
    Weibo
    WhatsApp
    X
    Xing
    Yahoo! Mail

    Copy short link

    Copy link