Miguel Aguiar Soares, presidente dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, foi eleito, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro.
O presidente dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra representará, a partir de agora, as 25 associações de corpos de bombeiros do distrito de Aveiro.
“A Federação dos Bombeiros do distrito de Aveiro, como qualquer outra noutro distrito, visa representar e congregar as Associações Humanitárias e restantes entidades detentoras de Corpos de Bombeiros do seu Distrito”, sublinha ao Voz de Cambra, Miguel Aguiar Soares.
Gerir os destinos de perto de três dezenas de associações será desafiante para o presidente, que pretende criar uma relação intermediada entre as entidades responsáveis.
“Liderar uma equipa eleita para gerir os seus destinos é um motivo de orgulho e responsabilidade acrescida, porquanto implicará o conhecimento e trabalho sobre diversas realidades, num trabalho transversal e multidirecional, vocacionado para a união de diversas e diferentes realidades, na identificação de pontos comuns de uma mesma causa, com o fito de, sendo um só, melhor servir a todos: Bombeiros e Populações, numa relação intermediada pelas entidades detentoras e tutelares”, refere.
O mandato é de três anos (2021 – 2023) e Miguel Aguiar Soares pretende retomar os objetivos que têm vindo a ser conduzidos por esta Federação, a terceira maior do país, reafirmando-a no contexto nacional como um exemplo de “trabalho, competência, capacidade interventiva, proativa e presente”.
“Há muito trabalho já feito ao longo de uma história que devemos honrar, projetando um novo alcance e um envolvimento de uma equipa que se estende por todo o distrito”, explica.
O responsável frisa ainda que existem exemplos que vão ser replicados de e para o distrito.
“A análise dos diversos relacionamentos das câmaras municipais com os seus bombeiros, os diversos modelos organizativos de certas valências, a formação entre Corpos de Bombeiros…”, especifica o presidente.
Miguel Aguiar Soares indica ainda que a equipa eleita vai trabalhar em prol de “uma unidade fundamental do distrito, numa altura em que se tenta implementar um modelo de organização administrativa que o pretende esvaziar de algum sentido”.
Além disso, destaca também das que continuam a ser prioridades a nível distrital e nacional.
“O financiamento adequado da sua missão de protecção civil, que permita salários condignos aos profissionais; equipamentos de proteção individual adequados; reequipamento e substituição de equipamentos obsoletos; regime fiscal e de segurança social que reconheça os perigos derivados da sua intervenção na comunidade; incentivos e formas de fomento do voluntariado; representatividade no contexto nacional…”, declara.
Miguel Aguiar Soares garante que continuará a ser presidente da direção dos Bombeiros de Vale de Cambra, pelo menos, até ao próximo ato eleitoral desta Associação, mas admite que esta nomeação vai implicar prescindir de um pouco mais da sua vida pessoal para se dedicar “a uma causa maior”.
“Aproveitaremos as lições de uma pandemia que consegue reunir diversas localizações num ecrã, sem descurar a presença física e a deslocalização pelo distrito de Aveiro”, conclui.