É a forma mais saudável de consumir mel. O mel em favo é o mais recente produto do apicultor Miguel Almeida, proveniente de colmeias de Vale de Cambra. Um sabor único e autêntico, que já está a ter muita procura e pretende vir a ser um produto típico regional do concelho.
Trata-se de um produto natural que é armazenado pelas abelhas nos alvéolos de favos construídos recentemente pelas próprias abelhas e que são cortados em porções e embalados em vaco, para serem vendidos.
A ideia partiu dos seus clientes que lhe pediram para produzir favos de mel porque, em outros tempos, esta era uma prática comum para quem tinha colmeias. Afinal de contas, comer um favo de mel é a forma mais saudável de consumir mel, revela Miguel Almeida ao Voz de Cambra.
“Consumir uma colher do frasco e mascar um pouco de mel do favo não tem nada a ver. As ceras têm propriedade que alteram todo o palato e, se, pelo meio, apanharmos uma ou outra pepita de pólen, que é o chamado pão de abelha, então é que é de ir ao céu”, explica o apicultor de Vila Cova de Perrinho, com perto de 25 anos dedicados a esta área.
Apesar de querer ainda melhorar o produto e a sua imagem, Miguel Almeida, garante que este produto já está a ter aceitação e que, mesmo com as condicionantes do processamento e comercialização do mel, pensa atingir as 1500 colmeias na próxima primavera.
Leia a notícia completa na edição impressa! Em breve nas bancas!