O projeto “A Subida mais longa” – da Ponte da Gandra ao Pico do Gralheiro – é uma proposta para os amantes da bicicleta, mas também para o turismo de natureza em Vale de Cambra.
O objetivo passa por desafiar os amantes da bicicleta a fazer uma subida épica, através de um circuito, que dá a conhecer Vale de Cambra de uma nova perspetiva.
O percurso é realizado com recurso à orientação por GPS e percorre as paisagens que vão deste a ponte da Gandra – centro da cidade de Vale de Cambra ao pico do Gralheiro, em plena Serra da Freita.
A iniciativa parte do grupo de Ciclismo “Vale dos Duros”, que tem como objetivo promover eventos de cariz turístico, desportivo e de natureza que, sob a forma de proposta, pretende apresentar a iniciativa à Câmara Municipal local, para a implementação de uma ou mais “Subidas Épicas” no concelho.
As “Subidas Épicas” são uma iniciativa do projeto Bike Roads, um conjunto selecionado dos melhores cenários e estradas para a prática do ciclismo, que permite aos utilizadores desfrutar destes percursos em autonomia e ao longo de todo o ano, sozinhos ou em grupo. Alguns destes percursos servem já de base a eventos de ciclismo, como por exemplo: o Granfondo SKYROAD Aldeias do Xisto, cujo sucesso nos últimos três anos foi responsável pela colocação de Portugal no mapa internacional do cicloturismo e dos grandes eventos de ciclismo para todos.
“Gostaríamos que este projeto servisse de motivação para que outros concelhos vizinhos sigam esta tendência e, para isso, vamos promover virtualmente a “A subida mais longa do Vale dos Duros”, refere Joel Santos, autor da proposta e responsável pelo “Vale dos Duros”.
“A região da Serra da Freita tem um enorme potencial para a prática do ciclismo de estrada, seja pelas estradas com bom piso e pouco trânsito, seja pelas magníficas paisagens marcadas pelo acentuado relevo, proporcionando assim a criação de belos e desafiantes traçados”, explica.
Joel Santos sublinha a importância que esta iniciativa pode vir a ter na promoção da atividade física, mas também na dinamização do turismo da região.
“Esta é uma forma de promover a atividade física, enquanto grupo dinamizador do ciclismo em Vale de Cambra, bem como para atrair ao concelho praticantes de toda a região”, explica.
O trajeto liga a Ponte da Gandra ao Pico do Gralheiro na Serra da Freita, onde se situa agora o Radar Meteorológico e proporciona um desafio com 18km e um acumulado de 900m, o que dá uma classificação de Categoria Especial HC a esta subida.
Apelo aos amantes do ciclismo
“Vale dos Duros” apela aos amantes do ciclismo no geral para que participem neste desafio, para mostrar a importância que a modalidade tem para a região.
“Participem neste desafio que agora estamos a propor, para que assim possamos elaborar a proposta com dados concretos, mostrando que o ciclismo na região pode ter um papel importante na promoção dos territórios e no desenvolvimento da micro economia local, principalmente do interior destes concelhos à volta da Serra da Freita”, reforça.
Iniciativa virtual até dia 31 de outubro
Toda a informação está disponível para consulta no blog do Vale dos Duros, em www.valedosduros.pt, onde também já se podem ver algumas fotografias de pessoas que fizeram o percurso e descarregar dois tracks GPS que ajudam para quem quiser fazer uma volta mais completa, um desafio com 40 km e outro com 70 km.