Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu este sábado nos Paços do Concelho, foram instalados os eleitos nas últimas eleições autárquicas, para a Assembleia Municipal, que será novamente presidida por Miguel Paiva (CDS-PP). Após esta cerimónia foram eleitos os novos membros da mesa do órgão deliberativo.
Tomaram ainda posse todos os eleitos para a Assembleia Municipal e os presidentes de junta que assumem o cargo naquele órgão por inerência da função para a qual foram eleitos.
O líder da bancada do CDS-PP passa a ser José Soares, que tem consigo 13 membros nesta assembleia; à frente do PS, estará Jorge Pinho (que não pôde estar presente neste dia, mas que se fez representar) e, com ele, mais três elementos do partido; e o PSD conta como líder municipal João Carvalho Silva e mais três deputados nesta assembleia.
Os presidentes de junta de freguesia também tomaram posse, seis deles (do CDS-PP) voltam ao lugar que ocuparam no último mandato. Arões, com Arménio Lige (CDS-PP); Cepelos, com Nelson Almeida (CDS-PP); ; Junqueira, com Henrique Pereira (CDS-PP); Rôge, com António Costa (CDS-PP); S. Pedro de Castelões, com Sérgio Soares (CDS-PP); União de freguesias, com Manuel Campos (CDS-PP); e Macieira de Cambra, com Victor Tavares (PS).
Após a cerimónia de tomada de posse, decorreu a primeira sessão da Assembleia Municipal que serviu para eleger os membros da mesa do órgão deliberativo para os próximos quatro anos.
A única proposta foi apresentada pelo CDS-PP e foi eleita por unanimidade pelos deputados da Assembleia Municipal. Assumiram funções de primeiro secretário: Jorge Silva (CDS-PP) e segundo secretário da mesa: Rita Casal (CDS/PP).