Em 24 horas o número de casos confirmados em Vale de Cambra com o coronavírus aumentou de 136 para 140. Em cerca de uma semana, o número de infetados com covid-19 no concelho aumentou em mais 40 casos e o número de suspeitos em vigilância ativa, subiu para mais cerca de 50 casos.
Desde o início do surto, morreram oito pessoas em Vale de Cambra, está uma pessoa recuperada e foram infetadas até hoje 140, mais quatro do que ontem, segundo as autoridades locais.
O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro deu conta, este sábado, da evolução da pandemia no concelho, números que voltam hoje a ser oficiais.
“Depois, de mais de uma semana sem informação oficial sobre o ponto de situação da evolução da pandemia e depois de ter manifestado a par de outros autarcas a profunda discordância de tal medida, eis que chegou ao fim a Lei da Rolha”, revelou José Pinheiro.
O autarca lembrou que a informação retoma agora às autoridades locais, mas com um esclarecimento adicional.
“A partir de hoje foi retomada a normalidade com um pedido de que após os números do dia seja incluído um esclarecimento das entidades de saúde a que acedi sem oposição”, referiu.
À comunicação do responsável pela proteção civil no concelho, é agora adicionada uma nota de que a informação disponibilizada, “poderá apresentar algumas discrepâncias relativamente ao boletim epidemiológico emitido diariamente pela Direcção-Geral da Saúde, justificadas pela metodologia aplicada na recolha e validação da informação ao nível local, nomeadamente a existência de diversas fontes formais e informais, e pela necessidade de validação dessa informação a nível regional e nacional”.
José Pinheiro congratulou-se com esta medida que disse permitir informar toda a nossa comunidade “de forma verdadeira e com resultados do dia”.
O autarca volta a apelar à contenção de todos e ao cumprimento do distanciamento social.
Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), deste sábado (18 de abril), o número de pessoas infetadas no concelho é de 85, mais 13, face a ontem.
Nos concelhos vizinhos, Oliveira de Azeméis, tem 165 casos positivos e S. João da Madeira 60.