Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Vale de Cambra adere ao programa “Condomínios de Aldeias”

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosNovembro 11, 2021Updated:Novembro 11, 2021Sem comentários2 Mins Read

    Programa prevê um investimento do município em 25 mil euros, financiado a 100% pelo Fundo Ambiental. 

    O Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, assinou, esta terça-feira, juntamente com outros municípios do país, o contrato de financiamento do programa “Condomínios de Aldeias – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta”, promovido pelo Fundo Ambiental.

    O projeto prevê um investimento do município de Vale de Cambra de 25 mil euros, com uma taxa de financiamento de 100% pelo Fundo Ambiental, para implementação do programa, na aldeia do Trebilhadouro, na freguesia de Rôge, localizada em território de floresta.

    O programa “Condomínios de Aldeia” tem como objetivo dar apoio e resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta e apoia um conjunto de ações destinadas a assegurar a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais.

    No ato de assinatura do contrato, esteve presente o secretário de estado, João Paulo Catarino, que veio à Loja Interativa de Turismo de Arouca, para salientar a importância deste projeto, que disponibilizou 36 milhões de euros para a criação de 800 Condomínios de Aldeias, estando já criados mais de uma centena.

    Segundo o governante, os fundos europeus vão “deixar de passar ao lado”  de um país “no meio das matas e permanentemente ameaçado pelos fogos florestais” e dá como exemplo, os 615 milhões de euros do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) destinados às florestas.

    Os condomínios de aldeia incentivam os proprietários a assumir a manutenção dos terrenos garantindo a sua limpeza e promovendo uma ocupação do solo geradora de rendimentos. 

    Este programa tem uma componente participativa e de envolvimento da comunidade local, em prol do desenvolvimento económico sustentável destes aglomerados populacionais.

    O vereador do pelouro da Proteção Florestal, José Alexandre Pinho, referiu ao Voz de Cambra que a intervenção no Trebilhadouro consiste na construção de charca para armazenamento de água para apoio a meios de combate, reconversão de povoamentos com a plantação de espécies autóctones e criação de áreas de prados.

    Partilhar
    Câmara de Vale de Cambra Condomínios de Aldeia

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.