• VALE A PENA
    • Opinião
    • Agenda
    • Publicações
    • —-
    • Utilizador
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Publi reportagem Publicidade

    Teste ao usado

    Voz CambraBy Voz de CambraDezembro 30, 2021Updated:Dezembro 30, 2021Sem comentários4 Mins Read

    SEAT Ibiza SC 1.4 TDi FR

    Com apenas 56.000 quilómetros percorridos, este Ibiza Sport Coupe encontra-se ainda no seu início de vida. Com pouco mais de cinco anos desde que foi matriculado, esta unidade da quarta geração, cedida pela Emac Ocasião, continua a ser um dos modelos do segmento B mais divertidos de conduzir. 

    Com matrícula de setembro de 2016, o Seat Ibiza SC 1.4 TDi FR que trazemos para esta primeira edição do teste ao usado conta com cerca de 56.000 quilómetros percorridos e está num estado de conservação muito semelhante ao original. Entre os principais pontos de destaque deste utilitário com “pinta de desportivo”, nota para: os bancos desportivos, o teto de abrir, o sistema de infotenimento com ecrã tátil, a disponibilidade do motor e os consumos reduzidos. 

    VISUAL CUIDADO E DESPORTIVO

    A pintura está como nova e o estado de conservação dos painéis da carroçaria e para-choques é irrepreensível. Também sem qualquer risco estão jantes de 17 polegadas e design desportivo, já os pneus (215/40/R17) tem cerca de 2/3 do piso. 

    No habitáculo a maioria dos componentes mantém ainda o estado de conservação original, apenas o volante, o banco do condutor e a manete da caixa de velocidades estão com um aspeto um pouco mais polido do uso. Os revestimentos do tablier e dos painéis das portas estão impecáveis e os ruídos parasitas são quase impercetíveis. A ventilação que conta com ar condicionado está a funcionar a 100% e aquece ou refresca o habitáculo do Ibiza rapidamente. 

    No painel de instrumentos a informação mantêm-se precisa e o sistema de infotenimento está completamente operacional. Ainda que seja de 2016 este Ibiza Sport Coupe FR já conta com um ecrã táctil de 8 polegadas. O sistema é de fácil manuseamento e intuitivo, tem gráficos razoáveis (tendo em conta a evolução dos últimos anos) assim como um processamento rápido. Conta também com Android Auto, Apple Car Play e Mirrorlink, ou seja, permite ligar o telemóvel e todas as suas funções (incluindo Google Maps) ao carro. 

    Com uma carroçaria de 3 portas é natural que o espaço para pessoas adultas no banco traseiro não seja muito abundante ainda que a acessibilidade seja boa. Em relação à bagagem temos ao nosso dispor 284 litros, se rebatermos os assentos a capacidade sobe para 847 litros. Sendo um carro usado importa referir que a alcatifa da mala está como nova, sem qualquer mancha ou rasgo. 

    Sendo esta a versão FR conseguimos ter uma posição de condução desportiva e os “baquets” oferecem muito bom apoio e são confortáveis. O volante tem excelente tato, principalmente nesta versão FR onde se apresenta recortado em baixo (com o logo FR) e muito desportivo.

    No capítulo da segurança, a quarta geração do Ibiza obteve 5 estrelas nos testes EuroNcap realizados aquando do seu lançamento.

    MOTOR EM FORMA

    A motorização de três cilindros com 1.4 litros de cilindrada revelou estar em excelente forma. Sem qualquer ruído ou vibração “anormal” este bloco 1.4 TDi com 105 cv de potência continua a ser um dos mais fiáveis e económicos que o grupo VW já construiu, e neste caso em particular encaixa que nem uma “luva” no Ibiza SC. Segundo os dados oficiais da marca, o Ibiza SC 1.4 TDi atinge uma velocidade máxima de 192 Km/h e acelera dos 0 ao 100 Km/h em 9,9 segundos. 

    Com um binário de 230 Nm disponível desde as 1750 rpm o utilitário espanhol mostrou um andamento deveras interessante para a cubicagem do motor, mesmo com três pessoas a bordo e alguma carga na mala. Acima das 2000 rpm tanto as ultrapassagens como as recuperações fazem-se com facilidade e sem necessidade de recorrer constantemente à bem escalonada caixa de cinco velocidades. 

    Quanto ao consumo de combustível, não se revelou um carro caro de manter, os consumos são muito baixos, consegue-se rodar facilmente entre os 4,7 e os 5,2 por cada 100 quilómetros percorridos.

    Em suma, este motor 1.4 TDi de 105 cv, e o nível de equipamento FR, são uma ótima combinação para quem procura um utilitário dinâmico, com um design jovem, desportivo e baixos custos de utilização.

    A unidade que tivemos oportunidade de conduzir está disponível na Emac Ocasião (junto à Garagem de Arrifana) por 16.450 euros. A garantia é de 24 meses. 


    Todas as informações sobre este Seat Ibiza SC 1.4 TDi FR podem ser vistas aqui. 

    Partilhar

    Veja também

    McDonald´s de Espinho proporciona experiência única em ambiente descontraído e acessível a alunos com necessidades específicas do Agrupamento de Escolas de Búzio

    Maio 22, 2025

    AECOA lidera projeto de Internacionalização para PME

    Abril 9, 2025

    Fundadores da Carbeninox homenageados no 26.º aniversário da empresa

    Abril 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Artigos recentes
    • Motores vão voltar a “rugir” em Vale de Cambra com 3º convívio Motard Hellraisers
    • Câmara de Vale de Cambra atribui apoio financeiro anual a associações desportivas no valor global de 150 mil euros  
    • HA Cambra luta pelo título nacional de Sub17 de hóquei em patins esta sexta-feira
    • Semana Cultural de Castelões. “Vamos ter duas semanas de tudo o que é nosso”
    • Autárquicas: PSD apresenta projeto de intervenção autárquica “moderna” para voltar ao poder
    Julho 2025
    S T Q Q S S D
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
    « Jun    
    Edições
    Capa da Edição 1070
    Edição 1070
    Em palavras
    32.º Aniversário de elevação a Cidade e Vilas 50 anos Voz de Cambra Agenda Atual Autarquicas 2021 AUTÁRQUICAS 2025 Covid-19 Crónica Desporto Destaque Entrevista Exclusivo Foco Legislativas 2024 Legislativas 2025 Na Cadeira da Presidência O Orbitário Opinião PUBLICAÇÕES Publicações Publicidade Publi reportagem Região Reportagem Secções Sever do Vouga VALE A PENA
    Arquivo
    • Junho 2025 (17)
    • Maio 2025 (23)
    • Abril 2025 (22)
    • Março 2025 (8)
    • Fevereiro 2025 (10)
    • Janeiro 2025 (16)
    • Dezembro 2024 (13)
    • Novembro 2024 (13)
    • Outubro 2024 (13)
    • Setembro 2024 (20)
    • Agosto 2024 (12)
    • Julho 2024 (15)
    • Junho 2024 (22)
    • Maio 2024 (17)
    • Abril 2024 (20)
    • Março 2024 (21)
    • Fevereiro 2024 (17)
    • Janeiro 2024 (11)
    • Dezembro 2023 (4)
    • Novembro 2023 (14)
    • Outubro 2023 (18)
    • Setembro 2023 (20)
    • Agosto 2023 (7)
    • Julho 2023 (20)
    • Junho 2023 (24)
    • Maio 2023 (32)
    • Abril 2023 (31)
    • Março 2023 (27)
    • Fevereiro 2023 (14)
    • Janeiro 2023 (25)
    • Dezembro 2022 (17)
    • Novembro 2022 (16)
    • Outubro 2022 (16)
    • Setembro 2022 (19)
    • Agosto 2022 (17)
    • Julho 2022 (22)
    • Junho 2022 (27)
    • Maio 2022 (24)
    • Abril 2022 (20)
    • Março 2022 (22)
    • Fevereiro 2022 (21)
    • Janeiro 2022 (27)
    • Dezembro 2021 (24)
    • Novembro 2021 (26)
    • Outubro 2021 (19)
    • Setembro 2021 (28)
    • Agosto 2021 (32)
    • Julho 2021 (31)
    • Junho 2021 (32)
    • Maio 2021 (29)
    • Abril 2021 (32)
    • Março 2021 (32)
    • Fevereiro 2021 (15)
    • Janeiro 2021 (40)
    • Dezembro 2020 (16)
    • Novembro 2020 (36)
    • Outubro 2020 (24)
    • Setembro 2020 (26)
    • Agosto 2020 (24)
    • Julho 2020 (17)
    • Junho 2020 (13)
    • Maio 2020 (33)
    • Abril 2020 (50)
    • Março 2020 (2)
    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Go to mobile version