O número de casos positivos em Vale de Cambra subiu hoje para 148. Há quatro dias que o número de pessoas infetadas com a doença covid-19 se mantinha nos 143 casos. Autoridades locais continuam a pedir que valecambrenses mantenham confinamento social.
“Depois de termos tido quatro dias sem casos e depois de vários alertas para que se cumpram as regras de confinamento social, se intensifique a higiene das mãos e se utilizem equipamentos de proteção, hoje informo a existência de mais cinco casos positivos”, referiu o presidente da Câmara, José Pinheiro.
O responsável pela proteção civil no concelho lembra que é por isso importante manter todos os cuidados e teme que o anunciado desconfinamento possa trazer “uma falsa segurança”.
“O desconfinamento anunciado deve ser olhado com muitas reservas e vigilância apertada. Apesar de estarmos a testar mais, que isso não se traduza numa falsa segurança”, declarou.
Nesta segunda-feira, Vale de Cambra diminuiu o número de pessoas que se encontra sob vigilância ativa e passou de 75 para 73.
As discrepâncias relativamente ao boletim epidemiológico emitido diariamente pela Direção Geral de Saúde (DGS) – e que hoje regista 102 casos confirmados no concelho, o mesmo número de ontem – são justificadas pela metodologia aplicada na recolha e validação da informação ao nível local, nomeadamente a existência de diversas fontes formais e informais, e pela necessidade de validação dessa informação a nível regional e nacional.