A Associação dos Bombeiros de Vale de Cambra aceitou o desafio lançado pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), para participar na campanha “um capacete de bombeiros para a Ucrânia”.
Dois capacetes de combate a incêndios urbanos, dois conjuntos de uniformes, dois pares de botas do mesmo âmbito e um saco de intervenção em pré-hospitalar devidamente equipado, foram os contributos do Comando de Bombeiros de Vale de Cambra que chegará, nos próximos dias, aos seus homólogos na Ucrânia.
“A nossa corporação associou-se a esta iniciativa para habilitar os bombeiros da Ucrânia a desempenhar a sua fulcral missão de socorro e salvamento das vítimas da guerra”, explica o comandante dos Bombeiros de Vale de Cambra, Vitor Machado ao Voz de Cambra.
Trata-se de uma iniciativa levada a cabo pela Liga dos Bombeiros Portugueses que reuniu, em Mafra, material vindo de todos os distritos do país.
A ação foi formalizada esta terça-feira, em Mafra, com a presença da embaixadora da Ucrânia, que foi portadora da distinção feita aos bombeiros da Ucrânia com a Medalha de Altruísmo.
A campanha de solidariedade permitiu reunir ambulâncias e diverso material de socorro e salvamento para enviar aos bombeiros da Ucrânia.
Seguem hoje para a fronteira polaco-ucraniana, oito ambulâncias e três camiões com material médico e de segurança doado por corporações de todo o país para apoio aos seus colegas em guerra.