Esta é uma festa esperada quer pelos habitantes da aldeia quer por inúmeras pessoas que, todos os anos, esperam pela Festa da Broa de Milho de Paraduça para degustar a iguaria típica, mas também provar o vinho, petiscos, produtos locais e conviver num ambiente de música e animação. Dias 9 e 10 de abril, em Paraduça, freguesia de Arões.
Paraduça é uma aldeia onde, para além do milho, ainda se cultivam raizes e tradições. O evento “Festa da Broa de Milho” têm trazido à aldeia, da freguesia de Arões, visitantes de vários pontos da região.
Esta edição tem início no sábado, dia 9 de abril, com a abertura oficial da Festa da Broa, seguida de um workshop da Broa “Do grão ao pão”, no Forno Comunitário na Eira da Cavadinha e uma Caminhada pela Rota dos Moinhos, com visita guiada.
No domingo, dia 10 de abril, Paraduça abre os moinhos ao público, naquela que é uma iniciativa integrada na Rede Portuguesa de Moinhos – “Moinhos de Portas Abertas”.
Ainda neste dia, os visitantes podem apreciar como se faz a broa e prová-la, juntamente com o vinho e outros produtos locais.
A animação e música também estarão presentes neste evento, com a atuação do Orfeão Universitário do Porto e o Grupo de Concertinas.
Paraduça recebe esta Festa na aldeia e leva os visitantes a conhecer a Casa da Broa, inaugurada há cerca de um ano. Este é um espaço de divulgação e preservação da Broa de Paraduça como produto endógeno local e pretende servir de âncora para promover o turismo no concelho.
A antiga escola primária da aldeia é agora a “Casa da Broa” e está a ser dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Turístico e Cultural de Paraduça, organizadora do evento “Festa da Broa de Milho”, que conta com o apoio da Câmara de Vale de Cambra e da junta de freguesia de Arões.