A 13.ª Festa da Broa de Milho regressou este fim de semana a Paraduça, freguesia de Arões, que celebrou a cultura local através da gastronomia.
A Casa da Broa e a sua envolvente, receberam visitantes locais, da freguesia, do concelho, mas também de vários por pontos da região e até do país.
A festa – que teve início em 2007, com o objetivo de celebrar a cultura gastronómica daquela aldeia – regressou a Paraduça, agora ainda mais fortalecida.
Para além da tradicional feitura da Broa de Milho, tanto no forno comunitário da Eira, como nos dois novos fornos da Casa da Broa, inaugurada em 2021, a Festa contou, este ano, com a venda e promoção de produtos locais, como mel, vinho, enchidos, artesanato, entre muitos outros bens endógenos.
O evento ficou ainda marcado por música e animação, com a atuação do Orfeão Universitário do Porto e o Grupo de Concertinas.
A Associação de Desenvolvimento Turístico e Cultural de Paraduça (ADTCP) foi a organizadora do evento que contou com o apoio da junta de freguesia de Arões e da Câmara de Vale de Cambra.
O objetivo da organização e seus parceiros é continuar a preservar a tradição da feitura da Broa de milho branco, como produto endógeno local e, com esta Festa, servir de âncora para promover o turismo na freguesia e no concelho. E até já há novidades para as próximas edições, explicaram ao Voz de Cambra, o presidente da ADTCP, Sérgio Ferreira e o presidente da junta de freguesia de Arões, Arménio Lige.
Leia esta notícia na integra! Em breve nas bancas!