Hoje, 4 de maio de 2020, celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro, partilhado com a celebração Católica do Dia de São Floriano, padroeiro dos bombeiros (e dos limpadores de chaminés) e protetor das pessoas envolvidas em incêndios.
Normalmente, este dia, cuja celebração se desencadeou após um grande e longínquo incêndio, precede a altura do ano em que costumamos ser assolados por incêndios.
Este ano, e quando já preparamos o que este Verão nos pode trazer de negativo, temos de o fazer sob uma terrível ameaça, que nos condiciona e condicionará.
Assim, e para um mesmo nível de prontidão, seremos ainda mais prudentes e atentos, reforçando a proteção de todos, que começa com a proteção de todos os nossos Bombeiros.
Não queremos, por isso, ser das más notícias. Das que dão conta, apenas do que correu mal.
Queremos, isso sim, fazer um trabalho com a competência e profissionalismo a que nos temos habituado, devidamente dotados de equipamentos adequados a cada intervenção e, no final, ter o reconhecimento de um trabalho bem feito.
Tendo como fim e missão ajudar os outros e proteger a nossa comunidade, atuamos por reação, mas trabalhamos, e gostaríamos que todos trabalhassem, com um firme propósito de prevenção.
E agora é muito mais simples…
Agora trata-se de evitar comportamentos de risco e evitar criar situações de perigo.
E, por uns tempos, ficar em casa! Por si, para si, para bem de Todos!
Miguel Aguiar Soares