Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual Sever do Vouga

    Sever do Vouga é o primeiro município da região de Aveiro a assumir competências na área da ação social

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosJunho 3, 2022Updated:Junho 3, 2022Sem comentários2 Mins Read

    “As pessoas passam a ter perto de casa respostas para as suas situações concretas”, sublinhou o presidente da Câmara de Sever do Vouga, aquando da adesão no Município à descentralização da ação social. 

    Amadeu Lobo considera que a transferência de competências nesta área vai beneficiar a população do concelho, sendo agora da responsabilidade do Município, o serviço de atendimento e de acompanhamento social, entre outros requisitos, que visam acompanhar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. 

    “Este atendimento social integrado irá funcionar, diariamente, na sede do concelho e, em paralelo, em todos as nossas freguesias, numa medida que consubstancia – como sempre defendemos – a valorização do concelho como um todo”, refere o autarca.

    Sever do Vouga é o primeiro concelho da região de Aveiro a avançar com o processo de descentralização nesta área, enquadrada numa medida preconizada pelo Governo. No país, são já 80 os concelhos que aderiram a este processo. 

    Pedro Amadeu Lobo já assinou protocolos de cooperação com quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s), no âmbito da descentralização de competências, numa sessão que contou com a presença do diretor do centro distrital de Aveiro do Instituto da Segurança Social, Fernando Mendonça. Foram estabelecidos acordos com a APCDI – Associação Pró-cidadão Deficiente Integrado, Centro Social Paroquial Maria da Glória, Fundação Bernardo Barbosa de Quadros e a Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga.

    “Esta será também uma excelente oportunidade para dar corpo ao que já vamos fazendo do ponto de vista do trabalho de proximidade e parceria com as IPSS. Estas desempenham um papel essencial, designadamente junto da população desprotegida. O seu trabalho exemplar, no que se refere ao acompanhamento dos mais frágeis e vulneráveis, tem sido determinante nestes tempos de grande adversidade e, nesse sentido, importa enaltecer”, salientou.

    No universo das IPSS´s, o edil sublinhou ainda a importância do trabalho desenvolvido pelos seus colaboradores. 

    “No universo das IPSS sediadas em território concelhio, que garantem a atividade assistencial, a promoção da saúde e o bem-estar a centenas de severenses, não podemos esquecer os seus colaboradores, cuja ação deve merecer de todos nós um público reconhecimento”, acrescentou o presidente da Câmara. 

    Partilhar
    sever do Vouga

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Go to mobile version