Vale de Cambra só irá receber esta exposição entre outubro e novembro, mas o projeto “À volta do vale das voltas” inicia já amanhã, em Arouca. Trata-se de uma exposição intitulada “O Vouguinha e a icónica Linha do Vale do Vouga”, promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) e que, por isso, vai passar por seis municípios.
O objetivo é dinamizar, promover e salvaguardar o futuro da Linha do Vouga. Temáticas como a sua construção; as suas particularidades; as profissões que tornaram o transporte ferroviário possível; os diferentes comboios que circularam nesta linha; a inovação no Vale do Vouga; e, por último, o futuro da linha, vão estar patentes nesta exposição.
Esta iniciativa serve para “chamar à atenção para a urgência de colocar esta linha a funcionar na perfeição e contribuir, assim, para uma melhor mobilidade no sul da Área Metropolitana do Porto”, referiu o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, na qualidade de presidente do conselho diretivo AMTSM.
A mostra passará pelos seis municípios que fazem parte desta Associação – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra – e começa já amanhã, dia 12 de julho no Museu Municipal e na Biblioteca Municipal de Arouca, com termino em 24 de julho.
A exposição procura explorar todas as potencialidades da carga histórica e simbólica da Linha do Vouga, seguindo-se mais oito eventos, com as temáticas das Viagens, Literatura, Imagens, Teatro, História e “Afición” Ferroviária.
O projeto tem página no Facebook e Instagram e é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Recorde-se que o trajeto da Linha do Vouga entrou ao serviço em 1908 e marcou o início do século XX na região, quer do ponto de vista social quer económico. Recentemente, a CP – Comboios de Portugal pôs o Vouguinha – Comboio Histórico do Vouga novamente a circular na única linha de via estreita que sobra em Portugal. A viagem realiza-se anualmente entre os meses de junho e outubro.