A Câmara Municipal de Vale de Cambra vai atribuir, esta quarta-feira, a Medalha de Ouro do Município e o título de “Cidadão Honorário de Vale de Cambra”, a António Fonseca, “pelo reconhecido e indiscutível mérito em prol a causa pública municipal”, referiu a autarquia, em reunião de Câmara.
“Homem que dedicou a sua vida à comunidade e aos serviço público como sócio fundador e elemento ativo de inúmeras associações, mas sobretudo como alguém que se disponibilizou para servir a causa pública como presidente da Câmara em sucessivos mandatos”, referiu o atual presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, na reunião de Câmara, de 14 de junho, no ponto que seguiu para aprovação da Assembleia Municipal.
António José de Oliveira Fonseca também ali foi destacado como humanista, fazendo parte dos órgãos sociais de algumas associações de caracter social e humanitário do município. Entre eles: o Núcleo da Cruz Vermelha de Vale de Cambra, de que foi sócio e fundador; a Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, tendo sido entusiasta na criação da sua creche; a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra; o Rotary Clube de S. João da Madeira; o Rotary Clube de Vale de Cambra; foi sócio benemérito da Internacional Friendchip League – Grupo Português na UNESCO e na ONU; foi ainda sócio fundador da Associações: Dr. Manuel Luciano da Silva e Associação de Desenvolvimento de Macieira de Cambra; e Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vale de Cambra e foi presidente da e Associação Comercial e Industrial de Cambra (ACIC).
António Fonseca foi presidente da Câmara de Vale de Cambra nos mandatos de 1983-1985; 1994-1997 e 1998 e 2001, quando foram construídas: a Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, o Centro Cívico de Macieira de Cambra, as Piscinas Municipais, o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal; o Polidesportivo de Cavião e Algeriz; a adaptação do edifício Ar Alto para o Museu Municipal; a Av. Eng. Ilídio Pinho; a Avenida Outeiro de Rei – Escola Secundária – Hospital (atual Av. Dr. António Fonseca); ligação da Rotunda do Hospital – Macinhada – Via Rápida; entre muitas outras obras.
O ex-autarca reivindicou à administração central da altura, e levou a efeito nos seus mandatos: o Palácio da Justiça; o Quartel da GNR; o Centro Escolar do Búzio, todos estes, com terrenos cedidos pelo Municipio; o Centro Escolar das Dairas, entre muitas outras.
No seu último mandato, foi ainda construída a FORESP e inaugurada a Escola Tecnológica de Vale de Cambra e lutou junto do poder central, para que o Hospital/Centro de Saúde, viesse a funcionar como hospital, apesar de não ter conseguido.
A cerimónia vai decorrer esta quarta-feira, 5 de outubro, no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho, pelas 11h.
O ex-presidente da Câmara, vai receber a Medalha de Ouro do Município e também o título de “Cidadão Honorário de Vale de Cambra”.