A junta de freguesia de S. Pedro de Castelões já avançou com o processo de registo no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), para classificar a Castanha de Castelões, como uma nova variedade. A Feira da Castanha, decorre este fim de semana e serve como incentivo à plantação de castanheiros.
Sérgio Soares, presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões revela que aguarda pela confirmação da INIAV – Laboratório de Estado, da área de competências da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária – para a caracterização da variedade tradicional da Castanha de Castelões, com vista à conservação dos recursos genéticos endógenos do castanheiro.
“Para a freguesia, este seria um passo muito importante para o desenvolvimento deste nosso produto”, sublinhou.
Com o objetivo de incentivar a plantação de novos castanheiros na freguesia e no concelho, a Câmara Municipal de Vale de Cambra vai oferecer perto de 1000 castanheiros para que, em poucos anos, a Feira venha a ser sustentável com a castanha de Castelões.
A Feira da Castanha decorre este fim de semana e conta com vários produtores da freguesia que, juntamente com as associações e coletividades vão ter à venda, mais de 1000 kg de Castanha de Castelões.