Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Secretário de Estado da Justiça: “Vale de Cambra está a valorizar o seu território com o funcionamento do BUPi”

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosFevereiro 9, 2023Updated:Fevereiro 9, 2023Sem comentários3 Mins Read

    O secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, afirmou esta quinta-feira que o município de Vale de Cambra está a valorizar o território com a aplicação e funcionamento do BUPi – Balcão Único do Prédio.

    “O Município de Vale de Cambra está a gerar valor económico e social do território, com vantagens para os proprietários, mas também para os cidadãos”, garantiu o governante, na sessão que marcou o primeiro aniversário do BUPi em Vale de Cambra, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra.

    O Secretário de Estado da Justiça referiu-se a Vale de Cambra e à sua dimensão industrial mas também florestal e, por isso, salientou a importância desta plataforma para municípios como este.

    “Não se trata apenas de saber de quem é o terreno, este registo também serve para proteger dos incêndios, para fazer crescer a indústria, a floresta, a agricultura”, explicou.

    Pedro Ferrão Tavares referiu que este projeto só se faz com a participação de todos e salientou os resultados alcançados pelo BUPi até ao momento. 

    “Este é um projeto que já está em 143 municípios mas pretendemos chegar a todos os municípios e temos 1 milhão de propriedades identificadas”, revelou.

    Para o governante, daqui para a frente, tem de se apostar numa comunicação nacional e, com a ajuda dos municípios, chegar a todos, incluindo aos emigrantes.

    “Quanto mais depressa o fizermos, mais capacidade teremos de preservar a memória”, referiu, sublinhando, ainda, que a identificação de propriedades no BUPi é gratuita e que o registo não acarreta aumento de impostos.

    Do objetivo de 26.043, Vale de Cambra finalizou 8.313 Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG), uma média de 692 processos mensais, desde que o serviço entrou em funcionamento em 31 de janeiro de 2022, explicou Catarina Pinheiro, da Câmara Municipal de Vale de Cambra, que fez o ponto de situação sobre a implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado no Município. 

    Paula Rego, da empresa Viamapa, que está a colaborar com o município até junho de 2023, explicou que Vale de Cambra tem um balcão de atendimento fixo a funcionar no edifício da Câmara Municipal e também um balcão móvel num processo de itinerância pelas freguesias do concelho com o objetivo de potenciar o mapeamento do território e aumentar o registo de RG), afetas a terrenos rústicos ou mistos.

    O encontro contou com a presença da coordenadora da Estrutura de Missão eBUPi, Carla Mendonça, que falou sobre as perspectivas futuras da plataforma e salientou o trabalho colaborativo de todos, a participação do cidadão e também o esforço diário de quem está à frente do projeto. Através de um apresentação, deu a conhecer alguns exemplos de pessoas, a quem o projeto BUPi fez a diferença.

    O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro congratulou todos os que fazem parte do projeto BUPi pelo empenho desde da sua implementação, há um ano, e lembrou o número de Representações Gráficas Georreferenciadas realizadas até ao momento (8.313). 

    José Pinheiro aproveitou ainda a visita do Secretário de Estado da Justiça para apelar ao Governo para a resolução do problema do sub-aproveitamento das instalações do palácio de justiça, um edifício amplo, com apenas um juiz de competência genérica. 

    Share and Enjoy !

    Shares
    BUPi Secretário de Estado da Justiça

    Veja também

    Rua do Mártir volta a receber noite de Halloween com animação e gastronomia

    Outubro 22, 2025

    “Uma das melhores do mundo” – a castanha volta a ser rainha na Feira de S. Pedro de Castelões

    Outubro 21, 2025

    Alunos de Vale de Cambra já podem prosseguir estudos equivalentes ao ensino secundário na área musical

    Outubro 19, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Share

    Blogger
    Bluesky
    Delicious
    Digg
    Email
    Facebook
    Facebook messenger
    Flipboard
    Google
    Hacker News
    Line
    LinkedIn
    Mastodon
    Mix
    Odnoklassniki
    PDF
    Pinterest
    Pocket
    Print
    Reddit
    Renren
    Short link
    SMS
    Skype
    Telegram
    Tumblr
    Twitter
    VKontakte
    wechat
    Weibo
    WhatsApp
    X
    Xing
    Yahoo! Mail

    Copy short link

    Copy link