Em Paraduça, Arões, cerca de uma dezena de crianças aprenderam, este sábado, a fazer broas de milho caseiras. A iniciativa decorreu durante a ‘Festa da Broa de Paraduça’, na defesa da tradição.
Para algumas crianças não foi novidade, mas, para outras, o entusiasmo foi evidente, quando puderam meter a “mão na massa” e cozinhar broas de milho, sob a orientação das colaboradares da Casa da Broa.
O workshop da Broa “Do grão ao pão”, foi organizado no Forno Comunitário na Eira da Cavadinha. Nele participaram cerca de uma dezena de crianças que ficaram a conhecer as várias fases por que passa o ciclo do milho. As crianças e jovens foram conhecer a Rota dos Moinhos de rodízio, que ainda hoje a aldeia preserva; viram moer o grão e sair farinha; debulharam milho à mão; amassaram a massa, que foi depois ao forno cozer.
O resultado final não podia ter sido melhor. As crianças dirigiram-se à Casa da Broa e provaram aquela iguaria que ajudaram a fazer.
A iniciativa foi inserida na ‘Festa da Broa de Milho de Paraduça’, que decorreu este fim de semana, e serviu para promover a iguaria típica, mas também o vinho, petiscos, produtos locais e convívio. O evento conto ainda com música e animação.
Paraduça recebeu esta Festa na aldeia e levou os visitantes a conhecer a Casa da Broa, inaugurada em 2021. Este é um espaço de divulgação e preservação da Broa de Paraduça como produto endógeno local e pretende servir de âncora para promover o turismo no concelho.
A antiga escola primária da aldeia é agora a “Casa da Broa” e está a ser dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Turístico e Cultural de Paraduça, organizadora do evento “Festa da Broa de Milho”, que conta com o apoio da Câmara de Vale de Cambra e da junta de freguesia de Arões.
A festa da Broa teve inicio em 2007, para celebrar a cultura gastronómica daquela aldeia.