Este fim de semana a aldeia de Cepelos viajou no tempo. A população daquela freguesia abriu as portas aos curiosos para mostrar, por exemplo, a gastronomia típica, as tradições, produtos locais e música.
O evento “Pés na Serra”, organizado pela ADRIMAG, teve lugar no espaço onde se encontra a Casa da Tulha, uma infra-estrutura que pertence ao Museu Municipal mas que, em tempos, foi celeiro destinado a recolher e guardar foros de terras da freguesia e ainda lagar com prensa de madeira.
“Pés na Serra” contou com a participação das associações e comunidades locais, que proporcionaram iniciativas como o “Caldo Comunitário”; gastronomia tradicional; um mercado à moda antiga e uma mostra de artesanato.
No sábado, dia 6 de maio, o palco do recinto da Casa da Tulha foi pisado pela artista de música – Márcia. Este dia ficou ainda marcado por uma prova de BTT Mini Duros, a atuação dos bombos da TRuPe acompanhados de um espetáculo de fogo.
Já no domingo, subiram ao palco os cantares ao desafio e o folclore do “Terras de Arões” e ainda um Baile/Workshop Medieval – MD5.
O “Pés na Serra” é um festival de base comunitária que conta com iniciativas relacionadas com a música, caminhadas e passeios fotográficos nos municípios que pertencem às Montanhas Mágicas, oficinas de artesanato e tradições; danças do mundo; mercados de produtos locais e biológicos, vintage e segunda mão; land art, oficinas de cerâmica e macramé; yoga, meditação e jiu jitsu ao ar livre; sessões de desenvolvimento pessoal; bailes tradicionais e a música de Celina da Piedade, Márcia e Tó Trips.