A certeza dessa concretização chegou esta sexta-feira, pelas palavras da Ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho e do secretário de estado da Educação, António Leite, que vieram a Vale de Cambra assinar a carta de compromisso para a constituição da Rede “Qualifica Arouca Vale de Cambra”. Em cada um destes dois concelhos vai ser criado um balcão de proximidade, os primeiros no país, que servirão para aumentar a mobilização da população adulta para processos de aprendizagem ao longo da vida.
Cristina Maria Santos
Trata-se de uma estrutura que servirá para informar e encaminhar os adultos a respostas de qualificação e ofertas educativas e profissionais disponíveis. Os balcões de proximidade que vão ser criados nos municípios de Vale de Cambra e Arouca são os primeiros em Portugal e “serão exemplos a disseminar pelo país”, revelou esta sexta-feira, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho em Vale de Cambra, aquando da criação dos dois balcões da Rede Qualifica Arouca e Vale de Cambra.
A Rede Qualifica Arouca e Vale de Cambra vai contar com a coordenação da ADRIMAG que promove o Centro Qualifica desde 2017 e que, até aqui, já realizou 2408 inscrições de adultos e 2267 encaminhamentos para diferentes ofertas formativas, para além de certificações totais e parciais por via do Processo RVCC Escolar e Profissional. Os municípios de Arouca e Vale de Cambra e respetivos parceiros farão parte integrante desta Rede local.
A assinar a Carta de Compromisso estiveram todos os elementos constituintes. No território de Vale de Cambra, as entidades parceiras que integram o núcleo são: o Agrupamento de Escolas de Búzio, a FORESP – Escola Tecnológica de Vale de Cambra, o Centro de Formação Profissional da ARSOPI – Indústrias Metalúrgicas Arlindo S. Pinho, Lda., a Associação Florestal Entre Douro e Vouga, Cooperativa Academia de Música de Vale de Cambra e o Centro de Formação Profissional da Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente (AVPACD), que já há vários anos, têm tido um papel fundamental na formação. A Área Metropolitana do Porto, IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional de Rio Meão e AECA – Associação Empresarial Cambra e Arouca integram também a Rede Local Qualifica Arouca e Vale de Cambra, também integra esta Rede.
109 pessoas receberam diplomas de certificação
A cerimónia serviu ainda para a entrega de 109 diplomas de certificação.
Leia a noticia na integra na edição impressa. Em breve nas bancas!