O primeiro debate vai ser dedicado à área da Saúde, mas outros se seguirão, com o propósito de “dar um contributo significativo à estratégia de posicionamento do concelho, em diversas áreas”, revelou o PSD de Vale de Cambra. O sessão acontece este sábado, dia 20 de maio, pelas 17h, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra.
No dia em que Vale de Cambra comemora 30 anos de elevação a Cidade, o PSD local abre um ciclo de debates, que pretende levar a cabo ao longo do ano.
A Saúde será a primeira área a ser debatida, com a análise de questões como: a oferta dos cuidados de saúde de Vale de Cambra; a identificação das morbilidades mais presentes no concelho; a criação da ULS – Unidade Local de Saúde com base no hospital de Santa Maria da Feira e os seus efeitos em concelhos mais periféricos, tais como o de Vale de Cambra.
A sessão vai abrir com o presidente da comissão política do PSD de Vale de Cambra, Rogério Batista, e o vice-presidente do Partido a nível nacional, Miguel Pinto Luz, que irá falar sobre “Construir alternativa” para a saúde em Portugal. O debate contará com a moderação da deputada da Assembleia da República, Helga Correia e os oradores: José Dinis, coordenador da Unidade de Investigação Clínica do IPO do Porto; o valecambrense Rodrigo Silva, médico e investigador; Ana Margarida Fernandes, diretora clínica da Unidade Cuidados Continuados de Vale de Cambra e Miguel Aguiar Soares, gestor de unidades de saúde. A sessão encerra com José Carlos Santos, vice-presidente do PSD distrital de Aveiro.
Depois deste primeiro debate, o ciclo continua com as áreas da Cultura, Educação, Ação Social, Economia e Turismo, Transição Digital, Industrial e Energética, Sustentabilidade, Desporto e Associativismo.
“Esta é uma iniciativa que pretende recolher o contributo de diversos convidados, das mais diversas áreas e setores, procurando estimular o espírito crítico e o debate em torno de questões fulcrais para o concelho de Vale de Cambra. Nestes debates, todos os Valecambrenses são convidados a participar activamente, ajudando a cocriar a estratégia para o presente e para o futuro do concelho”, revelou o Partido, em nota de imprensa ao Voz de Cambra.