Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Agenda Atual

    I Festival de Folclore Linhar traz a Vila Cova de Perrinho “a mesma vivacidade” de outros tempos

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosJulho 1, 2023Updated:Julho 1, 2023Sem comentários4 Mins Read

    “Este é o Grupo com a mesma vivacidade daquele que foi formado em 1958”, referiu a presidente do Rancho Folclórico “A Primavera” de Vila Cova de Perrinho”, na cerimónia que decorreu este sábado nos Paços do Concelho de Vale de Cambra, para assinalar o inicio do “Festival de Folclore Linhar”, que acontece hoje, junto à Igreja Matriz da freguesia e que está integrado nas comemorações dos 65 anos do Grupo.  

    Cristina Maria Santos

    O evento, que teve inicio este sábado nos Paços do Concelho, em Vale de Cambra, com a receção dos grupos convidados, pretende dar continuidade ao Festival de Folclore que se realizou, pela primeira vez, em 1989, a 24 de junho, nas Festas de S. João, padroeiro da freguesia. 

    Com um interregno de vários anos, o Rancho Folclórico “A Primavera” tem como objetivo voltar a promover as tradições e saberes dos seus antepassados, mas também agora direcionados para os mais jovens. 

    “Pretendemos também cativar os mais jovens para as atividades do Rancho, porque são eles que podem vir a dar continuidade a esta atividade”, referiu a presidente, Diana Pinho em declarações ao Voz de Cambra. 

    Diana Pinho realçou ali a importância desta associação para a freguesia, mas também para o concelho. Fundado a 24 de Junho de 1958, o Rancho teve um papel fundamental na preservação da história e cultura da comunidade local e a aproximação desta com o dinamismo cultural vivido no município de Vale de Cambra. 

    “Foi graças ao Rancho que foi preservado, por exemplo o Parque de Pisão dos Lagos e a sua tradição de manufactura do linho e foi através dele que foram criadas outras atividades culturais, como o teatro, a dança e muitas outras”, sublinhou ainda a responsável.

    Atualmente, a coletividade pretende ter “a mesma vivacidade” de outros tempos, com “audácia, energia e capacidade de trabalho”, explicaram. 

    Para tal, já criaram uma revista semestral “A Primavera”, o “1.º Festival de Folclore” e têm já agendados vários outros eventos, nomeadamente, a “Desfolhada”, em setembro deste ano. 

    Grupo tem o sonho de vir a ter sede própria 

    O empenho para levar bem longe o nome da freguesia e das suas tradições, tem também como objetivo, o de vir a ter uma sede própria. Neste momento, o Grupo está instalado na antiga Escola Primária de Vila Cova de Perrinho. 

    “Queremos ter mais autonomia para a realização de atividades culturais”, referiu a responsável. 

    Na sessão de abertura do 1.º Festival de Folclore Linhar esteve o presidente da União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho, que congratulou o Rancho pela atividade e pelo incentivo aos jovens a procurarem conhecer as tradições desta freguesia integrada na União de Freguesias. 

    O presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro também felicitou o Grupo pelos 65 anos de vida e explicou aos grupos visitantes que se trata de um concelho em que a agricultura foi, em grande parte, substituída pela indústria, mas que, ainda assim, as tradições e culturas dos povos são mantidas e deu o exemplo do contributo do Rancho “A Primavera”. 

    “Têm mostrado aos mais jovens como se vestiam outrora, o significado dos seus trajes e das suas tradições e culturas”, declarou. 

    José Pinheiro referiu-se ainda a todos os grupos folclóricos do concelho que têm promovido Vale de Cambra além fronteiras e que, neste sábado, trazem ao concelho oito grupos folclóricos a atuar. Referia-se também ao Festival de Folclore, promovido pelo Grupo Etnográfico e Folclórico de S. Pedro de Castelões, que também acontece este sábado, na Semana Cultural. 

    Share and Enjoy !

    Shares
    Rancho Folclórico "A Primavera" de Vila Cova de Perrinho

    Veja também

    Colaboradores da INOCAMBRA tornam-se acionistas da empresa 

    Outubro 26, 2025

    Rua do Mártir volta a receber noite de Halloween com animação e gastronomia

    Outubro 22, 2025

    “Uma das melhores do mundo” – a castanha volta a ser rainha na Feira de S. Pedro de Castelões

    Outubro 21, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Share

    Blogger
    Bluesky
    Delicious
    Digg
    Email
    Facebook
    Facebook messenger
    Flipboard
    Google
    Hacker News
    Line
    LinkedIn
    Mastodon
    Mix
    Odnoklassniki
    PDF
    Pinterest
    Pocket
    Print
    Reddit
    Renren
    Short link
    SMS
    Skype
    Telegram
    Tumblr
    Twitter
    VKontakte
    wechat
    Weibo
    WhatsApp
    X
    Xing
    Yahoo! Mail

    Copy short link

    Copy link