“Foram muitas as vivências, as emoções e os sentimentos vividos por cada um”
“Trazemos uma experiência incrível de fé, de alegria, de camaradagem, de fraternidade, de comunhão e de paz”, destacou o pároco das paróquias de Vila Chã e Codal, José Araújo ao Voz de Cambra.
Os jovens que partiram das paróquias de Vila Chã e Codal, partiram rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, onde se encontraram com jovens de todo o mundo e com o Papa.
O evento, que decorreu entre os dias 1 e 6 de agosto recebeu mais de 1 milhão e meio de pessoas e tornou-se na quinta maior Jornada da Juventude de sempre. Os jovens valecambrenses puderam participar em iniciativas religiosas e culturais.
O balanço foi positivo e vai ficar na memória “e no coração” dos que nele participaram.
Segundo o padre José Araújo, esta foi “uma experiência incrível de fé, de alegria, de camaradagem, de fraternidade, de comunhão e de paz. Trazemos no coração as palavras e os desafios do Papa Francisco para interiorizar, “mastigar”, saborear e transformar em vida no nosso peregrinar”, referiu ao Voz de Cambra.
Foram muitas as vivências, as emoções e os sentimentos vividos por cada um e o pároco espera que “cada um que esteve presente, agora partilhe com quem não foi, a experiência vivida nestes dias com tantos jovens e com o Papa Francisco”, sublinhou.
“Chegámos muito felizes e cansados mas com Jesus no coração e com a vontade de sermos, como pediu o Papa, “surfistas do Amor”. Chegamos com o coração fortalecido pelas palavras do Papa Francisco, que nos disse: “Não tenham medo. caminhem, e se caírem, levantem-se”, destacou.
Para José Araújo, o Papa Francisco “semeou no coração dos jovens uma esperança num mundo melhor, numa igreja mais acolhedora, onde todos têm lugar”.
As paróquias de Vila Chã e Codal não só participaram neste evento, como receberam e acolheram 40 peregrinos da Eslováquia, durante as semanas que antecederam as Jornadas.