A Câmara Municipal de Vale de Cambra delibera, na próxima reunião de Câmara a proposta do vereador Tiago Fernandes (PS) para a atribuição da Medalha de Ouro do Município à Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense, por ocasião do seu 125.º aniversário.
No texto da proposta que apresentou à Câmara Municipal, o vereador realçou o caracter cultural e artístico que a Banda tem na comunidade, que se deverá materializar com a atribuição da Medalha de Ouro, a mais alta distinção municipal.
“Estou certo de que este gesto de apreço e reconhecimento seria uma manifestação justa e merecida da nossa gratidão pelo papel crucial que a banda tem desempenhado ao longo dos anos, enriquecendo o nosso património cultural e elevando o nome do nosso concelho”, refere Tiago Fernandes na proposta.
A Banda comemora, este ano, 125 anos de existência e de “dedicação contínua à disseminação musical e ao papel inspirador que desempenhou e continua a desempenhar no concelho de Vale de Cambra”, explicou.
O vereador destaca ainda a sua contribuição para a educação musical, através da Escola de Música ´Manuel Joaquim Almeida´.
“A Escola tem moldado e inspirado jovens talentos musicais, dotando-os com as habilidades necessárias para uma jornada musical frutífera”, considerou.
Para além de ser “bandeira cultural de Vale de Cambra”, Tiago Fernandes destaca ainda a representação da freguesia de Junqueira, do concelho e de Portugal, em palcos nacionais e internacionais.
A proposta carece de deliberação da Câmara Municipal e da apreciação dos membros da Assembleia Municipal.