A apresentação do livro “A lenda da Ponte do Castelo” vai decorrer no Centro Cívico de Rôge, no dia 16 de setembro, pelas 17h e inclui caminhada ao local. As três professoras, autoras do projeto dão continuidade à coleção ´Vale de Tesouros´, que pretende reavivar, através de livros infantojuvenis, o património oral e tradicional de Vale de Cambra.
Depois de “A Lenda do Cabeço do Outeiro dos Riscos”, de Cepelos, chegou a vez de contar a história da Ponte do Castelo, património da freguesia de Rôge.
O objetivo é dar a conhecer e preservar todo um património tradicional, contendo testemunhos orais e várias curiosidades sobre a Ponte do Castelo, referem as professoras Clarisse Costa, Cláudia Leite e Isabel Gonçalves, autoras do projeto.
O evento conta com a apresentação do livro, no Centro Cívico de Rôge e os participantes são convidados a fazerem uma caminhada para conhecerem os pormenores da lenda, no local onde se encontra a Ponte do Castelo.
O projeto nasceu em 2022 e o primeiro livro da coleção “Vale de Tesouros” foi apresentado ao público no dia 30 de outubro do mesmo ano.
“Trata-se de um trabalho que leva muito tempo de pesquisa, feita em livros e documentos, mas sobretudo, feita no terreno, junto das pessoas mais idosas. Além disso, o processo de pesquisa é só o início, depois há toda a parte de verificação de dados, da produção textual, da ilustração de cada lenda e da parte gráfica e da impressão”, lembravam as professoras em entrevista ao Voz de Cambra, aquando do início do projeto.
´Vale de tesouros´ nasce com o objetivo de reavivar o património oral e tradicional de Vale de Cambra e dá-lo a conhecer, sobretudo às crianças e jovens para que estes perpetuem as suas histórias. Em cada livro, os leitores são desafiados a ir conhecer os pormenores de cada lenda nos próprios locais, por exemplo através de uma “caça ao tesouro”.
“Há sempre um desafio sobre a lenda para os leitores “arrastarem” consigo família e amigos e irem à descoberta”, afirmam as autoras.
A apresentação do livro “A lenda da Ponte do Castelo” vai decorrer no Centro Cívico de Rôge, no dia 16 de setembro, pelas 17h e, para participar na caminhada, deverá inscrever-se aqui. A inscrição é gratuita e obrigatória (para ter seguro).