Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    “Professora do Ano” no Colóquio da Educação: “Escolas de Vale de Cambra desenvolvem práticas inclusivas e pedagogias dinâmicas”

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosSetembro 8, 2023Updated:Setembro 8, 2023Sem comentários2 Mins Read

    Ana Moniz é “Professora do ano” e fala da perceção com que ficou da ação educativa nas escolas de Vale de Cambra, aquando da sua participação no Colóquio da Educação, com o tema “Ser professor(a) numa escola em mudança”. A VIII edição do evento decorreu esta quinta-feira no Centro Cultural, em Macieira de Cambra e marcou o arranque do ano letivo 2023/2024. 

    Vale de Cambra promoveu o VIII colóquio para debater a educação no arranque do ano letivo junto da comunidade educativa. Uma iniciativa da Câmara de Vale de Cambra, através do Projeto Raízes e o Agrupamento de Escolas de Búzio. 

    Ana Moniz, vencedora do “Nobel” da Educação, vulgarmente conhecido por distinguir o considerado “melhor professor do ano”, revelou ao Voz de Cambra que ficou “impressionada” com as práticas educativas e condições implementadas nas escolas do concelho. 

    “O Agrupamento de Escolas de Búzio está aberto a novidades, é ´fora da caixa´, desenvolve práticas inclusivas e pedagogias dinâmicas”, referiu a professora ao Voz de Cambra. 

    Ana Moniz veio do Bombarral, onde trabalha com autistas para falar do tema: “espaços de aprendizagem inclusivos”. 

    Para Ana Moniz, “o grande objetivo/ desafio a alcançar numa escola inclusiva passa, apenas, por permitir que todas as crianças, apesar das suas diversidades específicas, aprendam e atinjam as suas metas curriculares, e do desenvolvimento, ainda que o caminho (método) para lá chegar possa ser diferente”.

    Segundo a professora, “cabe ao professor, confrontado com realidades diferentes, desafiadoras e atípicas, vestir-se de otimismo e assertividade e, através de um trabalho diário e colaborativo, olhar para o aluno e desenhar vários cenários para que o mesmo ultrapasse as suas desvantagens”, referiu ainda. 

    Share and Enjoy !

    Shares
    Raízes VIII Colóquio da Educação

    Veja também

    Colaboradores da INOCAMBRA tornam-se acionistas da empresa 

    Outubro 26, 2025

    Rua do Mártir volta a receber noite de Halloween com animação e gastronomia

    Outubro 22, 2025

    “Uma das melhores do mundo” – a castanha volta a ser rainha na Feira de S. Pedro de Castelões

    Outubro 21, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Share

    Blogger
    Bluesky
    Delicious
    Digg
    Email
    Facebook
    Facebook messenger
    Flipboard
    Google
    Hacker News
    Line
    LinkedIn
    Mastodon
    Mix
    Odnoklassniki
    PDF
    Pinterest
    Pocket
    Print
    Reddit
    Renren
    Short link
    SMS
    Skype
    Telegram
    Tumblr
    Twitter
    VKontakte
    wechat
    Weibo
    WhatsApp
    X
    Xing
    Yahoo! Mail

    Copy short link

    Copy link