A Associação Dr. Manuel Luciano da Silva vai receber, a 16 de setembro (sábado), a visita da Sociedade de Geografia de Lisboa e os membros da Comissão de Estudos Côrte Real, entidade que tem como preocupação fundamental a manutenção dos laços culturais e científicos com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O valecambrense Manuel Luciano da Silva foi, desde 1977, membro da Comissão de Estudos Côrte Real e sócio do Quadro de Ouro da Sociedade de Geografia de Lisboa, que tem como propósito o estudo das viagens dos navegadores e da história da expansão de Portugal no Atlântico Norte.
A entidade vem, este sábado, visitar a Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, situada em Cavião de Cima, na freguesia de S. Pedro de Castelões, com o objetivo de conhecer as origens do já falecido Manuel Luciano da Silva e o seu trabalho de divulgação das navegações portuguesas e da afirmação da importância da Pedra de Dighton como prova da presença dos irmãos Corte-Real nas costas da América do Norte.
Esta Comissão realizou uma homenagem póstuma a Manuel Luciano da Silva, aquando do seu falecimento, em 2012.
A receção do presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa e membros da Comissão de Estudos Côrte Real vai ser feita na Câmara Municipal de Vale de Cambra, pelas 15h, seguida de uma visita à Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, em Cavião, pelas 16h30.
Recorde-se de que, com o objetivo de homenagear o médico, investigador e historiador Manuel Luciano da Silva, Álvaro Pinho da Costa Leite e 26 valecambrenses, outorgaram, em 1998 a Associação Dr. Manuel Luciano da Silva e restauraram a casa onde nasceu, Casa-Museu Luciano da Silva.
Ao lado, fica a Biblioteca-Museu, também com o seu nome, inaugurada em 2001. Este é um espaço de acesso gratuito, com uma Biblioteca e uma Videoteca, um Museu dedicado a Cristóvão Colon, uma Exposição Permanente sobre a Pedra de Dighton, um Centro Multimédia com cinema e música.