Vale de Cambra assinalou o dia 5 de outubro, também Dia Mundial do Professor, com a inauguração da requalificação e ampliação do Centro Escolar de Vila Chã. Um investimento de 600 mil euros, que vem beneficiar 150 crianças do 1.º ciclo e pré-escolar.
Cristina Maria Santos
A manhã desta quinta-feira ficou marcada pelo canto e música protagonizados pelas crianças do Centro Escolar de Vila Chã e a alegria com que percorreram os novos espaços.
O dia 5 de outubro foi o dia escolhido pelo município de Vale de Cambra para proceder à inauguração das obras de remodelação e ampliação do estabelecimento de ensino, situado na União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho.
O evento contou com a presença de alunos, encarregados de educação, professores e auxiliares, que se juntaram às várias entidades públicas presentes, nomeadamente os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, o diretor do Agrupamento de Escolas de Búzio, a diretora do Centro Escolar de Vila Chã, presidente da União de freguesias, vereadora da Educação e vereadores da Câmara Municipal, membros da Assembleia Municipal, representantes das juntas de freguesia e de Instituições e coletividades, ex-diretora do Agrupamento de Escolas, Catarina Paiva, entre outros.
“É bom trabalhar num município em que o executivo proporciona a requalificação de todo o Parque Escolar”, referiu o diretor do Agrupamento de Escolas de Búzio, Pedro Martins.
Para o responsável, o sucesso escolar dos alunos passa também pelas competências sociais que adquirem em escolas com condições adequadas como esta.
O presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra, Miguel Paiva lembrou que a inauguração da requalificação e ampliação de uma escola é a melhor forma de assinalar o dia 5 de outubro, dia da Implantação da República Portuguesa que, em termos educativos, teve como princípio, reorganizar o ensino.
“A aposta na educação de qualidade é feita com estruturas modernas e adequadas como esta”, declarou.
Foram ampliados e criados novos espaços. Três novas salas, uma nova cantina, edificado um coberto exterior e requalificada toda a envolvente da escola. Estes são alguns dos exemplos das obras executadas para transformar o Centro Escolar de Vila Chã, num “edifício moderno e funcional”, referiu hoje, o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, no decurso da cerimónia.
“Este é um espaço para esta geração e para as próximas”, frisou o autarca que aproveitou para agradecer a presença de António Fonseca e sua esposa, Fátima Fonseca e lembrou que foi, enquanto presidente da Câmara de Vale de Cambra, que António Fonseca construiu esta escola, agora requalificada.
O edil sublinhou que o executivo continua a estar de olhos postos na Educação e a investir no melhoramento e alargamento do Parque Escolar do concelho.
“Nestes últimos anos, para além de outros apoios, a autarquia já investiu quatro milhões de euros na requalificação de escolas e continua a ser uma aposta estratégica do município”, reforçou.
Com um investimento de 600 mil euros, a obra contou com o financiamento no âmbito de Fundos comunitários (Norte 2020).
Recorde-se que, durante o período de cerca de um ano, o edifício da Escola sofreu obras de beneficiação/ampliação para responder às necessidades das crianças e alunos. Durante este período, as aulas funcionaram nas instalações cedidas à Banda de Música de Vale de Cambra, na antiga Escola Sede de Vale de Cambra.
No arranque do ano letivo 2023/2024, cerca de 150 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, professores e auxiliares já puderam frequentar o estabelecimento de ensino.
Leia a notícia na integra na edição impressa do jornal Voz de Cambra!