A pista de gelo está instalada no centro da cidade e é a grande atração do “Natal no Vale Mágico” este ano em Vale de Cambra. Para além desta, várias outras animações foram inauguradas esta sexta-feira e estarão abertas ao público até ao final do mês. A iniciativa é promovida pelo Município de Vale de Cambra, que pretende oferecer várias atividades natalícias, destinadas a toda a família.
Cristina Maria Santos
Para além da pista, poderá encontrar no coração da cidade, divertimentos que vão desde os insufláveis para crianças; a pista de bóias; a grande tempestade – bola gigante transparente ou a bola de cristal como spot fotográfico.
A pista encontra-se na Praça Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite e estará a funcionar todos os fins de semana e feriados, entre os dias 1 e 30 de dezembro: 13h30 às 18h30.
Desde o dia 1 de dezembro, vai haver insufláveis para crianças; a pista de bóias; a grande tempestade – bola gigante transparente ou a bola de cristal como spot fotográfico.
Mesmo ali ao lado, no jardim central está já, como habitualmente, o Bosque de Natal com decorações, animação e personagens da fantasia infantil, onde o epicentro é a Casa do Pai Natal.
O Bosque foi hoje inaugurado com o tradicional mercadinho de Natal e venda de artesanato, doces e artigos de Natal e uma programação com espetáculos musicais, teatro, magia e dança.
Presentes na abertura do evento, estiveram os presidentes da Assembleia Municipal e Câmara de Vale de Cambra, Miguel Paiva e José Pinheiro, respectivamente, o vice-presidente da Câmara, António Alberto Gomes, os vereadores, José Alexandre Pinho, Mónica Seixas e André Silva, bem como o presidente da União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho e o pároco da paróquia de Vila Chã, José Araújo.
Para o presidente da Câmara de Vale de Cambra, o objetivo deste evento, passa sempre por ter animação que traga as pessoas à rua com as suas famílias e possam usufruir das várias atividades natalícias existentes um pouco por todo o concelho.
“O novo espaço, situado na Praça Comendador Álvaro Pinho Costa Leite foi criado para proporcionar às crianças e jovens, um local confortável, abrigado da possível chuva e com várias atividades, como insufláveis; uma bola gigante transparente e de cristal, um spot fotográfico, para tirarem fotografias e ainda uma pista de bóias no exterior”, referiu o autarca.
O Bosque de Natal, foi também aberto esta sexta-feira e continua a ser “uma oportunidade para associações e artesãos mostrarem os seus trabalhos e venderem o seu produto”, explicou ainda.
Este ano, o apoio da Autarquia, ao incentivo às compras no Comércio Local foi o dobro do ano passado e “esta é mais uma iniciativa para que o nosso comércio se sinta. Mais acarinhado e pretende levar as pessoas a consumir nas lojas do concelho”, sublinhou José Pinheiro.
Os Presépios Comunitários são também uma atividade à qual o Município pretende dar continuidade e, este ano, conta com 70 presépios, espalhados por todo o concelho.
“Este é um projeto que eleva o espírito de comunidade e leva as pessoas a saírem de casa para ajudar na construção dos presépios, dá-los a conhecer a quem os visita e criarem ligações entre si”, declarou o edil.
Em declarações ao Voz de Cambra, José Pinheiro aproveitou para desejar um Feliz Natal às crianças, às famílias e a todos os valecambrenses no geral.