Esta é a segunda vez consecutiva que a Câmara Municipal de Vale de Cambra recebe o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, um galardão que foi atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), entregue no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água (ENEG), que decorreu em Gondomar, no dia 27 de novembro. Consegue ainda cumprir com o objetivo de chegar aos 100% no indicador de água segura.
Cristina Maria Santos
A atribuição deste prémio distingue o Serviço de Águas de Vale de Cambra e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Autarquia valecambrense, que cumpre assim os requisitos definidos pelo regulador (ERSAR) na “prestação de um serviço de qualidade aos consumidores”.
Tendo em conta o critério da entidade fiscalizadora, o Município tem uma água de qualidade.
Para a Câmara Municipal, “este prémio vem validar os nossos compromissos para com os consumidores, mas também realçar e distinguir o trabalho muito positivo da autarquia e a forte aposta na melhoria contínua dos seus sistemas, proporcionando mais e melhores serviços aos clientes”, refere a mesma em nota de imprensa.
A atribuição desta distinção visa premiar a excelência da água, ao mesmo tempo que evidencia o sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores pelo Município de Vale de Cambra, no ano de 2023.
A distinção foi entregue a 89 entidades em todos o país, naquele que é o maior encontro nacional do sector da água, em Portugal, e que decorre no âmbito da 12ª edição do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, a distinção na categoria “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”.
Segundo a autarquia valecambrense, a atribuição do prémio, pelo segundo ano consecutivo, “traduz-se no cumprimento dos exigentes critérios de avaliação da entidade reguladora, entre os quais: os valores paramétricos de rotina; os de cheiro e de sabor através de análises de qualidade microbiológica de todos os parâmetros exigidos pela entidade reguladora que atestam que a água que sai das torneiras é de excelente qualidade”, reforça ainda o comunicado.
De acordo com os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), o Município de Vale de Cambra, tem vindo a aumentar, ano após ano a qualidade da água fornecida. Em 2013, os indicadores apontavam 89,93% de água segura, já em 2014 os valores ascenderam aos 98,35%; em 2015 aos 99,14%; situando-se nos 98% nos ano de 2016. O ano de 2017 consolida a qualidade da água para consumo em Vale de Cambra nos 99,50%; 2018 nos 98,21 e em 2019 e 2020 entre os 98% e os 99,49%, respetivamente. O ano passado situava-se nos 99,7% e, este ano, chega aos 100% de água segura no sistema de abastecimento de água no Município.