José Coelho, faleceu esta terça-feira, com 74 anos, vítima de doença. É reconhecido pela dedicação aos Bombeiros, ao Partido Socialista local e teve uma participação ativa na comunidade.
Cristina Maria Santos
Atualmente, exercia funções de primeiro secretário da direção dos Bombeiros de Vale de Cambra, lugar que ocupou durante 14 anos. Foi bombeiro na Corporação de Bombeiros de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra entre 1968 e 1976.
A Associação Humanitária Bombeiros de Vale de Cambra já veio a público manifestar o seu pesar pelo seu falecimento e lembrar que, com o seu desaparecimento, a Instituição “fica mais pobre”.
Para além da paixão e dedicação aos bombeiros, José Coelho participou ativamente na política valecambrense. Era o membro mais antigo ativo do PS, tendo-se filiado a 1 de fevereiro de 1975, tempo em que Dr. Teixeira da Silva (pai), coordenava e criava o Partido Socialista em Vale de Cambra.
José Coelho fez ainda parte de vários secretariados do PS, desde a secção de Macieira de Cambra até à criação da Concelhia do Partido, da qual também fez parte de vários secretariados e Comissões Políticas.
Foi candidato à junta de freguesia de Vila Chã, da qual fez parte como membro da Assembleia de Freguesia. Fez ainda parte de várias listas do PS à Assembleia Municipal, local onde ocupou funções de deputado, durante dois mandatos.
José Coelho foi ativista socialista na primeira década após o 25 de Abril em 1974, período no qual exerceu funções sindicais com responsabilidades distritais. Foi inclusivamente fundador da União Geral de Trabalhadores (UGT).
Fez ainda parte das comissões de apoio às candidaturas de Mário Soares e Jorge Sampaio.
José Coelho participou nas candidaturas dos secretários gerais do PS, tendo votado nesta última eleição do secretário geral, como seu último ato partidário. O Partido Socialista de Vale de Cambra já veio manifestar o seu pesar e sublinhou que perdeu o seu mais antigo militante no ativo, “que dedicou grande parte da sua vida a causas humanitárias e cívicas”.
Serviu também o país e fez o serviço militar na Guiné, na companhia do também recentemente falecido Alberto Bastos.
O corpo vai estar em câmara ardente no Salão Nobre dos Bombeiros de Vale de Cambra (antigo quartel), das 10h às 14h de quinta-feira, saindo para a casa mortuária de Vila Chã, onde vai ser realizado o funeral, no mesmo dia, pelas 15h.