Esta tradição, que acontece em S. Pedro de Castelões desde tempos imemoriais, constitui um momento de grande intensidade na prática religiosa da população, que nele participa com uma emoção especial. Este ano, a Sexta feira Santa começará com a oração de Laudes, às 9h30m. A procissão sairá logo após a Solene Celebração Litúrgica da Paixão do Senhor, que inicia às 15h00m.
A tradição deste dia:
Como já tivemos oportunidade de noticiar no ano passado, é no coração da Semana Santa, na Sexta Feira da Paixão, que encontramos em S. Pedro de Castelões esta forma especial de oração: uma caminhada de Fé acompanhada pela Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense e pelas várias irmandades e associações, repleta de quadros vivos que evocam a vida pública de Jesus, os apóstolos que O acompanhavam, a ternura e o olhar atento de Maria… É uma recriação de Histórias antigas, de tantas personagens bíblicas que se materializam perante o nosso olhar e que continuam a interpelar-nos no presente, no mundo em que vivemos.
No ano passado, desenvolvemos aqui uma reflexão sobre as raízes deste evento: histórias de celebrações antigas são recordadas pelos paroquianos que as vivenciaram e pelos que guardam no coração a emoção profunda que as acompanhava (os cânticos, os pregadores “de fora”, os gestos e orações que perduram na memória coletiva…).
Este ano, na Sexta-feira Santa
As crianças e jovens da nossa Paróquia continuam a aderir com entusiasmo, confirmado pelo elevado número de figurantes que, este ano, na Sexta-feira Santa, vão representar as cenas bíblicas – mais de duas centenas de crianças, adolescentes e jovens vão surgir vestidos a rigor, para melhor fazerem reviver esta tradição cristã da nossa paróquia. A procissão contará também com estudantes universitários, devidamente trajados, que farão a “guarda de honra” aos andores.
A música também estará presente, não só através da Banda de Junqueira, como já referimos, mas também graças ao Coro Paroquial que se tem preparado com dedicação. Poderemos ainda escutar o Canto de Verónica, entoado por quatro vozes femininas que recuperaram esta tradição segundo a melodia que era usada na paróquia. Tudo isto acompanhado pelo som das matracas, que marcam o passo compassado e meditado da multidão que segue a procissão.
Destacando outros momentos
A 23 de Março, às 21 horas, haverá um concerto pelo Coro do Mosteiro de Grijó, na Igreja Matriz.
No dia 24 de março, Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, às 15h00m, poderemos participar na bênção e procissão de Ramos a partir da Capela do Mártir, e na Eucaristia solene que se segue, na Matriz.
Na quarta-feira à noite, dia 27 de março, pelas 21h00m haverá uma Via Sacra, dinamizada pelo Setor Juvenil do Movimento da Mensagem de Fátima.
No seio do Sagrado Tríduo Pascal, destacamos a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta Feira Santa, às 21h30m.
A Vigília Pascal acontecerá no Sábado Santo às 21h30m.
No Domingo de Páscoa, a saída da Visita Pascal acontecerá após a Eucaristia das 08h00m.
Texto: Professora Graça Sousa