No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, o Município de Vale de Cambra, em articulação com a Assembleia Municipal de Vale de Cambra, preparou um programa que se estende até ao final do mês de maio, com teatro, poesia, encontro intergeracional, exposições e homenagens, iniciativas centradas na vida antes e depois da Revolução dos Cravos.
Cristina Maria Santos
No ano em que se comemora os 50 anos do 25 de Abril, o Município de Vale de Cambra desenvolve diversas iniciativas entre os dias 20 de abril e 22 de maio, que terão lugar nos Paços do Concelho, Centro Cultural de Macieira de Cambra e a Biblioteca Municipal de Vale de Cambra.
A autarquia faz saber que as celebrações têm início no dia 20 de abril, às 21h30, no Centro Cultural de Macieira de Cambra, com o Teatro Comunitário “Retalhos de um dia de Liberdade”, com encenação de Susana Paiva.
Já no dia 23 de abril, pelas 14h30, a Biblioteca Municipal de Vale de Cambra vai receber o Encontro Intergeracional “Onde é que você estava no 25 de Abril?”, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Búzio.
No dia 25 de abril, depois do hastear das bandeiras, vai ter lugar a sessão solene no salão nobre dos Paços do Concelho. No mesmo dia, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, estará patente, até dia 25 de maio, a exposição sobre o 25 de abril, intitulada “Biblioteca: Espaço de Liberdade”.
No dia 27 de abril, pelas 15h no Centro Cultural de Macieira de Cambra, será atribuída a medalha de mérito municipal, grau ouro, a título póstumo, ao professor Alberto Bastos.
Já no mês de maio, dia 22, pelas 21h, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, decorrerá a entrega de prémios do Concurso de Poesia ’24, em conjunto com as celebrações do aniversário da Biblioteca Municipal.
Os eventos têm como objetivo assinalar a data da revolução que pôs fim à ditadura, promovendo a liberdade e a democracia. Todos os momentos são abertos ao público e com entrada livre.