A Câmara de Vale de Cambra atribuiu este sábado a medalha de ouro municipal a Alberto Bastos. A cerimónia estava inserida no programa de comemorações dos 50 anos do 25 de abril, data em que se assinala uma das maiores conquista de Abril – a liberdade de expressão – à qual, o ator, encenador e escritor deu voz durante cinco décadas da sua vida.
Cristina Maria Santos
O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro entregou, este sábado, a mais alta distinção municipal à família de Alberto Bastos, como forma de agradecimento pelos serviços prestados ao concelho.
José Pinheiro considerou que esta homenagem é uma forma de reconhecimento daquele que dedicou grande parte da sua vida ao teatro, à poesia, à escrita, à cultura.
A cerimónia, que decorreu no Centro Cultural de Macieira de Cambra, contou com um momento cénico da Associação de Promoção e Desenvolvimento de Castelões (APDC), coletividade onde Alberto Bastos foi ator e encenador no Grupo Cénico.
Alberto Bastos faleceu no primeiro dia do ano de 2022, com 72 anos. Com mais de 50 dedicados à escrita e ao teatro, representou mais de 200 papeis diferentes. Num percurso marcado por várias atuações no teatro, como ator e encenador, mas também dedicado à escrita, tendo publicado diversos trabalhos em jornais, boletins e revistas, era-lhe também reconhecida a sua veia humorística fora dos palcos.
No final de 2017, Alberto Bastos resolveu terminar a sua carreira de palco, dando lugar às novas gerações, mas já tinha planos para quando terminasse a pandemia Covid-19.
A sessão solene da entrega da medalha de grau ouro municipal a título póstumo contou com a presença de entidades públicas, familiares e amigos do “professor Alberto Bastos”, como era chamado habitualmente.