A 31.º edição da Semana Cultural de Castelões volta a trazer a São Pedro de Castelões gastronomia, música, atividades culturais e desportivas e muitas outras iniciativas, entre 25 e 30 de junho. Este ano, a novidade musical vai para o Grupo Musical “Sons do Minho”, um concerto que acontece no dia 27 de junho, pelas 22h e também para a procissão em honra de S. Pedro, que conta, este ano, com 18 andores.
Cristina Maria Santos
Desde os tradicionais rojões, papas de sarrabulho, broa, caldo verde e vinho verde, música, desfile de marchas, “Festival de Folclore”, “Ídolos da Nossa Terra”, entre muitas outras iniciativas culturais e desportivas vão decorrer, integradas nas festas em honra de São Pedro.
“Este é mais uma edição da Semana Cultural em S. Pedro de Castelões, que queremos que pretendemos que seja igual ou melhor do que as anteriores e que traga à freguesia e ao concelho, gente de todo a região, como tem acontecido em todas as edições”, revelou ao Voz de Cambra o presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, entidade organizadora da Semana Cultural de Castelões, que conta com o apoio da Câmara de Vale de Cambra e das coletividades da freguesia.
À semelhança do ano anterior, toda a gastronomia da Semana Cultural, será confecionada por cada associação da freguesia. O objetivo passa por continuar a integrar no evento todas as coletividades e também dar a conhecer algumas das iguarias mais características da freguesia.
A abertura solene vai acontecer no dia 25 de junho, pelas 18h, na sede da Junta de Freguesia, seguida de uma visita ao recinto das festas. À noite, o teatro “a birra do morto” vai subir ao palco, com a encenação do Grupo A.P.D.C, seguida do concerto da Academia de Música de Vale de Cambra.