Os partidos políticos do concelho de Vale de Cambra já apresentaram as candidaturas às eleições autárquicas perante o Tribunal de Vale de Cambra. No dia 12 de outubro, os eleitores votam para eleger o Executivo, a Assembleia Municipal e as sete Assembleias de Freguesia. Nestas eleições, cinco partidos vão a votos: CDS-PP, PSD, PS, Chega e CDU.
Cristina Maria Santos
À frente da candidatura do CDS-PP – com o mote: “Confiança e ambição por Vale de Cambra” – vai André Martins Silva, atual vereador da Juventude, Desporto e Associativismo, que se candidata à Câmara de Vale de Cambra, acompanhado por Sérgio Soares, atual presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões; por Mónica Seixas, atual vereadora da Educação e Cultura; por José Alexandre Pinho, atual vereador do Ambiente; por Pedro Magalhães, atual chefe de gabinete do presidente da Câmara de Vale de Cambra; por Ana Vieira e João Alves. Para a Assembleia Municipal, o Partido escolheu o atual presidente da Câmara, José Pinheiro, que atingiu o limite dos três mandatos consecutivos imposto por lei. O partido escolheu Carlos Salinas, como candidato à junta de freguesia de S. Pedro de Castelões; Cristina Quintas, à União de freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho; Tiago Lopes à junta de freguesia de Junqueira; Silvina Pissarra a Macieira de Cambra; Rui Marques à junta de freguesia de Rôge, Nelson Almeida, que volta a candidatar-se à junta de Cepelos; e Arménio Lige que também se recandidata à junta de freguesia de Arões. O CDS-PP lidera a Câmara de Vale de Cambra há 12 anos consecutivos (2013-2025).
Sob o mote: “Vale de Cambra Vale”, o PSD vai concorrer à Câmara de Vale de Cambra com Miguel Aguiar Soares na liderança, acompanhado por: Mafalda Sofia Ferreira; Vítor Tavares; Ana Marta Pinho; Bruno Melo; Luís Martins; e Guiomar Soares. Adriana Rodrigues, recentemente eleita deputada na Assembleia da República pelo circulo de Aveiro, é candidata à Assembleia Municipal de Vale de Cambra. Entre os nomes escolhidos para liberar as candidaturas às freguesias, o partido apostou, para a junta de Arões, em Sílvia Domingos; para Cepelos, Fernanda Gonçalves; para a junta de Junqueira, Baltazar Lages; para a freguesia de Rôge, Constantino Pinho; para Macieira de Cambra, Aníbal Correia; para a junta de S. Pedro de Castelões, Ricardo Vilar; e para a União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho, Valter Tavares. O PSD governou a Câmara de Vale de Cambra durante 20 anos seguidos (1993-2013), mas perdeu as eleições autárquicas para o CDS-PP em 2013, partido que se mantém atualmente no poder. Em 2021, o PSD voltou a tentar recuperar a Câmara com a candidatura liderada por Frederico Martins “A mudança somos nós”, que alcançou 14,65 por cento dos votos e elegeu um vereador.
O PS segue nesta candidatura sob o mote: “Proximidade e compromisso” e escolheu Nelson Martins como candidato à Câmara de Vale de Cambra, tendo este já concorrido pelo Partido em 2013 e 2017 e exerceu funções de vereador sem pelouro durante os dois mandatos. Com ele vão: João Costa, ex-presidente da junta de freguesia de Macieira de Cambra; Maria de Fátima Ferreira; Luís Godinho; Bruno Silva; Bárbara Gonçalves; Susana Silva; Tiago Rocha; Carla Duarte; José Fernandes; Judite Guerra; e Maria Helena Espírito Santo. A candidata à Assembleia Municipal de Vale de Cambra, é Joana Almeida. O PS apresenta-se com quatro candidatos às juntas de freguesia: Francisco Monteiro é o candidato à junta de freguesia de Cepelos; Victor Tavares recandidata-se à junta de freguesia de Macieira de Cambra; Manuel Silva é o candidato à junta de freguesia de S. Pedro de Castelões; e Amilcar Braga é candidato à União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho. Entre 2021 e 2025, o Partido Socialista esteve representado por Tiago Fernandes, enquanto vereador da Autarquia, tendo obtido, nas últimas eleições 19,67 % (2.542) votos dos valecambrenses, chegando à posição da segunda força política mais votada.
O mais recente partido constituído em Vale de Cambra – o Chega apresenta uma candidatura sob o mote “Coragem para mudar Vale de Cambra” e tem como candidato independente à Câmara de Vale de Cambra, Manuel Campos, atual presidente da União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho, eleito pelo CDS-PP, função que ocupa há três mandatos. Com ele vão: Armando Pina, Fátima Santos, Josué Oliveira, Daniela Barbosa, Ana Tavares e Tiago Rodrigues. Para a Assembleia Municipal, o Partido escolheu a valecambrense, deputada na Assembleia da República, Maria José Aguiar. O Chega vai concorrer às sete freguesias e os candidatos são: Miguel Azevedo, candidato à junta de freguesia de Arões; Rosa Matos, candidata à junta de freguesia de Cepelos; Alexandra Pereira, candidata à junta de freguesia de Junqueira; António Jesus, candidato à junta de freguesia de Macieira de Cambra; Elia Gonçalves, candidata à junta de freguesia de Rôge; Daniel Almeida, candidato à junta de freguesia de S. Pedro de Castelões; e Manuel Pinho, candidato à União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho. O objetivo do Partido é melhorar a votação conquistada nas últimas Legislativas, onde foi a segunda força política mais votada no concelho.
A CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) escolheu Serafim Tavares para ser candidato à Câmara de Vale de Cambra nas eleições autárquicas de 2025 e consigo vão: Nuno Pinho, Deolinda Baião, Diana Silva, José Pinho, Isabel Gonçalves, Maria Tavares e Jorge Pinho. A candidata à Assembleia Municipal pela CDU é Isabel Gonçalves. O Partido vai concorrer a duas das sete freguesias do concelho: União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho, com a candidata Rute Barbosa (cabeça de lista à Assembleia Municipal em 2013) e à junta de freguesia de Cepelos, com a candidata Sónia Almeida. Sob o mote: “Contigo todos os dias”, a CDU pretende obter uma melhor votação dos valecambrenses relativamente a eleições anteriores, onde foi a última força política mais votada.